Em preparação para a celebração do nascimento de Jesus, a montagem do presépio se tornou uma tradição consolidada entre as famílias do mundo inteiro. A representação do momento em que o Nosso Salvador veio ao mundo nos faz perceber a grandeza de Deus diante a fragilidade de uma criança.

Na Basílica Santuário de Nazaré, o presépio foi apresentado aos fiéis no primeiro domingo do advento. Neste ano, a montagem ficou sob a responsabilidade dos jovens atendidos pelo projeto social Cantinho São Rafael, orientados pelo educador Paulo Monteiro.

A inspiração veio através de pesquisas. A construção foi baseada pela estética rustica, por isso os materiais utilizados foram escolhidos minunciosamente, tal como a esteira, papel e tinta para dar aspecto de pedra mais envelhecida, folhagens produzidas manualmente com papel eva. Um alguidar e um jarro de barro também compõem a decoração. Dentro do jarro “uma lâmpada para iluminar o rosto de Maria, ela que está recebendo a graça do nascimento de Jesus. Ela tá iluminada nesse momento”, conta Paulo.

Paulo conta que foi a primeira vez trabalhando do zero em um projeto tão majestoso como este: “nunca fiz algo tão grande. O presépio foi uma surpresa, pois no final do ano passado, o Gilcélio Freitas, que é que é gerente administrativo da Basílica Santuário de Nazaré, já tinha me falado sobre, porém achei que seria muito trabalho e que eu não iria conseguir, então tive que negar. Mas ele não desistiu e fez o convite novamente este ano e eu aceitei como um grande desafio. Foi muito gratificante, o resultado final ficou muito além daquilo que eu esperava”, explica.

Após uma conversa com os jovens, o educador falou sobre o ponto de vista dos jovens que estiveram envolvidos no projeto. “Os jovens ficaram muito felizes em participar até porque, quando falam pra eles que temos alguma coisa pra fazer na Basílica, os olhos deles brilham. Então eles estarem na produção deste projeto, todos os dias se dedicando, opinando e dando ideias foi muito enriquecedor”. Ao todo quatro jovens fizeram parte da equipe de montagem.

As visitas ao presépio podem ser feitas nos seguintes dias e horários:
Segunda, terça, quinta e sexta-feira: 6h às 20h
Quarta-feira: 6h às 21h
Sábado: 6h às 18h

O presépio será desmontado somente no dia 06 janeiro de 2021, na celebração da solenidade da Epifania do Senhor.

Origem

Foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus.

No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.

Cantinho São Rafael

Com o objetivo de promover a transformação social através de cultura, esporte e lazer o Projeto Social Cantinho São Rafael é localizado no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Atendendo crianças e adolescente entre 07 e 17 anos de idade, é um projeto social mantido exclusivamente pelas Obras Sociais da Paroquia de Nazaré (OSPAN).  Para participar do projeto social, as crianças e adolescentes precisam estar matriculadas na rede pública de ensino e morar no entorno do local.

 

Fotos e texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré