“E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne” (Ez 11,19)
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a que vem a partir do amor de Deus por nós. Por meio dessa devoção, vemos que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, com o coração misericordioso que transborda compaixão.
Na Basílica Santuário de Nazaré, toda primeira sexta-feira de cada mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, com missas nos seguintes horários:
- 7h
- 9h
- 12h
- 18h
Também no Santuário da Rainha da Amazônia, um altar está a disposição doas fiéis que queiram de, uma forma ainda mais fervorosa, fazer suas orações e suplicas diante a imagem do Sagrado Coração de Jesus, esta que não é uma criação artística humana e sim uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque.
Além de tudo, a Paróquia de Nazaré possui uma comunidade que tem o Sagrado Coração de Jesus como Patrono. Fica localizada na Rua dos Caripunas, nº2200.
História:
A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade. Estes dois exemplos do evangelho nos ajudam a entender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:
“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças…Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.
E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
Consagração ao Sagrado Coração de Jesus
Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo,
minha pessoa e vida, minhas ações, dores e sofrimentos,
para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração.
Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele;
ao mesmo tempo, renunciar,com todo meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz;
além de tomar-te, Ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor,
o guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte.
Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira.
Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas,
mas tenho esperança em tua divindade e bondade.
Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade.
Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração,
para que eu não me esqueça nem me separe de ti.
Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de Ter meu nome escrito em Teu coração,
para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade.
Amém.
Fotos:: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré
Texto: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré