“Foi por intermédio de Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por meio dela que Ele deve reinar no mundo”. 

(São Luis Mª de Montfort)

Estão abertas as inscrições para o “Consagra-te”, curso de formação espiritual, baseado nos métodos de São Luis Maria Grignion de Monfort, dedicado àqueles que desejam consagrarem-se a Nossa Senhora. O cadastro pode ser feito no setor de Atendimento da Basílica Santuário de Nazaré. Custa R$20.

Segundo o Diácono José Araújo, responsável pela organização do evento, “podem participar do evento, os cristãos que já receberam os sacramentos do Batismo, Primeira Eucaristia e do Crisma. Caso, os interessados sejam casados, precisam ter recebido o Sacramento do Matrimônio”, explicou. O ato de consagrar-se à Maria, significa dizer “sim” diariamente aos propósitos batismais de Cristo. “Sabemos que a primeira e maior consagração é o batismo que nos une a Jesus, mas Maria sempre nos aponta a seu filho e foi ela que teve o coração mais próximo e unido ao Senhor.  E por meio da consagração damos a Jesus a posse absoluta de toda a sua vida”, disse.

O curso inicia no dia 31 de janeiro, com término no dia 7 de maio. Serão quatro meses de preparação, onde os participantes poderão aprofundar-se em temas como:

– Desapego do mundo e conhecimento de si mesmo

– O conhecimento de Maria e de Jesus

– Sinais da falsa e da verdadeira devoção e à Santíssima Virgem Maria

– Sobre a perfeita escravidão a Nossa Senhora

As aulas acontecerão às segundas-feiras, a partir das 19h, no Centro Social de Nazaré.

O que é a consagração total baseada nos métodos de São Luis Mª de Montfort?

Esta é uma Consagração total, da pessoa inteira, como fala na própria fórmula da consagração, em “corpo, alma, bens exteriores, bens interiores, valor das obras boas passadas, presentes e futuras.” Um grande sinal desta entrega é o aumento significativo da prática tão antiga e nova da consagração total a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, ensinada por São Luís Maria Grignion de Monfort. O que se pode testemunhar sobre esta consagração, é que tem sido grande fonte de libertação interior e de conversão.

Afinal, Maria foi e é o melhor exemplo de seguimento a Jesus Cristo.

Sobre a consagração:

Esta consagração é na verdade uma via segura de santidade, uma espiritualidade cristocêntrica que reconhece em Maria um acesso mais rápido e seguro a Cristo e sua Vontade: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

É um modo de pertencer e de se relacionar com Deus e com Sua Mãe, que traz uma verdadeira devoção porque vai além de práticas exteriores. Quem se consagra inteiramente a Mãe coloca-se seus braços benditos, pois se o próprio Deus quis assim depender dela, quanto mais nós que somos fracos e pecadores devemos recorrer a Virgem para que nos auxilie na luta pela santidade.

A Verdadeira Devoção consiste na renovação das promessas batismais, que nos convida sempre mais a amar a Deus de modo mais perfeito: “Amarás o Senhor Teu Deus de todo coração, de toda tua Alma, com toda tua Força” (Dt 6,5).

Esta Devoção/Consagração total a Nossa Senhora é se colocar na imitação perfeita de Seu Filho.

São Luís Maria Grignion de Monfort, quando fala da necessidade de se consagrar a Virgem diz: “Jesus Cristo deu mais glória a Deus Pai pela sua submissão a Maria durante 30 anos do que lhe teria dado se convertesse toda a terra operando os maiores prodígios. Oh! Quão altamente glorificamos a Deus quando nos submetemos, para lhe agradar, à Virgem Santíssima, a exemplo de Jesus Cristo, nosso único modelo!” (VD 18)

 

Texto: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré/ com informações: www.arquifln.org.br