Reflexão do Evangelho – Lucas 5,1-11
A narrativa desta perícope quer ressaltar a função principal de Jesus: Ele veio para pregar a Boa Nova. A esta mesma função chama os Apóstolos, indicando em Pedro aquele que especificamente o representará. Isto é evidenciado por aquilo que lemos acerca da pesca milagrosa em Jo 21, epílogo do evangelho de São João, que acaba com a narrativa da constituição de Pedro na condição de Pastor do rebanho de Cristo.
O quadro catequético desta perícope (Lc 5,1-11) adquire toda a sua significação quando temos presente a sua estrutura literária. A linguagem é alegórica. Jesus ensina “à beira do lago” e “do barco”. Os Apóstolos são associados à atividade de Jesus, enquanto se tornam executores de uma pesca determinada por Jesus, que acaba chamando-os para se tornarem pescadores de homens. A pesca aponta aquilo que os Apóstolos alcançarão em virtude do poder do seu Mestre e Senhor.
Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).