O turismo é um fenômeno social, cultural e econômico que se destaca por meio de suas manifestações e fluxos atemporais e, por isso, apresenta-se como importante atividade que integra povos e fortalece as raízes de um determinado lugar.
As culturas também são feitas de práticas e crenças religiosas, educativas, alimentares, artísticas e lúdicas. O Círio de Nazaré é o maior exemplo deste representativo cenário regional.
Estabelecendo desta maneira uma tênue relação entre as áreas de cultura e turismo, o Setor de Atendimento ao Turista (SEATUR), alia o acolhimento aos fiéis que chegam à Basílica Santuário à disseminação da história de devoção à Rainha da Amazônia.
A SEATUR objetiva informar aos turistas e comunidade em geral acerca da importância do Círio como um patrimônio cultural imaterial, permitindo-lhes conhecer a história da Basílica de Nazaré – desde o “achado” da Imagem da padroeira até a construção do Santuário –, e aos demais espaços como a Estação Padre Luciano Brambilla, Capela Bom Pastor, Memória de Nazaré e a Casa de Plácido. As atividades, que foram suspensas desde meados de 2020, retornaram no mês de agosto de 2021.
A SEATUR conta com uma equipe de profissionais que atua diretamente na acolhida dos turistas que chegam ao Santuário. Explicam-lhes a história do achado da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, bem como ressaltam o histórico arquitetônico que compõe um dos maiores templos religiosos da Amazônia. Além disso, durante o ano inteiro, a equipe realiza atividades dedicadas à qualificação dos colaboradores da OSPAN.