Por: Pe. Francisco Cavalcante, CRSP
No período de 26 a 29 de janeiro, na casa de Exercícios Espirituais Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, localizada em Benevides-PA, BR-316, km 23, realizamos mais uma edição do encontro Zaccariano ‘Trilha com Jesus’. Este ano o tema foi: “Para nós, amar é coisa natural” (Sermão I, SAMZ).
Nesta terceira edição do encontro, em Benevides, participaram 85 jovens, oriundos de Belém, Benevides e Vigia. Na organização geral, tivemos Anderson Diego Pereira Danin, coordenador; e Eduarda Nazareth Moia Silveira, vice-coordenadora.
O encontro ‘Trilha com Jesus’ nasceu em 2008, idealizado pelos jovens de nossa Paróquia Santa Luzia, em Brasília-DF, assessorados pelo Barnabita Pe. Luís Antônio Maria do Nascimento Pereira. Na sua estrutura, inicia sexta-feira à noite, termina domingo à tardinha e tem o objetivo de ajudar os jovens a terem contato com elementos presentes na identidade de nossa Família Religiosa.
Resumo da estrutura do encontro:
Momentos de espiritualidade: Santa Missa, Adoração Eucarística, meditação sobre o Carisma paulino-zaccariano, contemplação da cruz, vivência da devoção mariana.
Momentos lúdicos: Na tradição de nossa Ordem, a experiência do oratório deixou belas marcas em muitas gerações. A ‘Trilha com Jesus’ tenta resgatar alguns elementos dessa tradição. Reserva-se parte do encontro para que os jovens possam interagir e, através de jogos, proporcionar um lazer saudável. No sábado à noite, realiza-se momento de recreação ao redor de uma fogueira, canta-se belas canções populares ou religiosas e contam-se histórias.
Na alvorada do domingo, temos a trilha ecológica. Os participantes marcham pela trilha rezando a Via Sacra. Esse momento é a expressão da vida de todos nós, isto é, a trilha tem percursos fáceis de transitar, outros mais complexos e alguns que te impelem a encarar o medo e buscar alternativas para superá-los.
O encontro está todo costurado na tríade: experiência de encontro com Deus, consigo e com o próximo.
Os jovens de Brasília prepararam um excelente manual para guiar aqueles que desejam levar às suas comunidades essa incrível experiência de oração, por meio da espiritualidade de Santo Antônio Maria Zaccaria.
À coordenação da Trilha desse ano, Diego Danin e Eduarda Nazareth, à equipe de apoio e aos 85 participantes nossos votos de que essa experiência lhes faça colher belos frutos.