No segundo domingo de outubro é realizado em Belém do Pará, o Círio de Nazaré, mas nem sempre a maior festa católica do mundo era realizada nesta data. A procissão que reúne milhões de pessoas na capital paraense, antes acontecia em setembro.
O primeiro Círio de Nazaré foi realizado em oito de setembro de 1793, com a organização do presidente da Província do Pará, Dom Francisco da Silva de Souza Coutinho. No principio, a festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré não tinha uma data fixa para acontecer. Só a partir de 1901, o bispo Dom Francisco do Rego Maia determinou que a romaria fosse realizada sempre no segundo domingo de outubro.
No livro “A devoção à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará”, o padre Florêncio Dubois relata que a procissão do primeiro Círio não foi muito diferente do que conhecemos hoje. “Na organização, no percurso e no entusiasmo, o primeiro Círio não difere muito do moderno. Atraia toda a população do Pará”.
O percurso do Círio também sofreu algumas mudanças até chegar ao trajeto atual, com saída da Catedral Metropolitana de Belém à Basílica Santuário de Nazaré. Uma das mudanças aconteceu em 1853, devido uma forte chuva, a procissão passou a ser realizada pela manhã.
Durante a procissão, a Berlinda que transporta a Imagem da Virgem de Nazaré é acompanhada por fiéis de vários lugares do Pará, do Brasil e do mundo. A cada edição, o Círio atrai um número maior de romeiros, cerca de dois milhões de pessoas participam do cortejo.
Após 230 anos, a Quadra Nazarena acontece durante 15 dias. Nesses dias ocorrem diversos acontecimentos e momentos importantes da festa da Rainha da Amazônia, como as outras 13 Romarias que fazem parte da Festividade, o Círio Musical, a Descida da Imagem Original do Glória. Neste ano de 2023, dia 08 de outubro acontecerá o 231º Círio de Nazaré.
Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré