PROJETO DE RESTAURAÇÃO DA BASÍLICA DE NAZARÉ E REQUALIFICAÇÃO DA CRIPTA

Onze meses de obra

O projeto contempla a restauração do seu altar principal, telhado, forro, todas as 16 capelas laterais, todos os elementos decorativos, vitrais, capitéis, que foram desgastados no decorrer do tempo. Um dos destaques da obra será a requalificação da Cripta, espaço localizado no subsolo da Basílica, pouco conhecido do público em geral. Com a conclusão da intervenção restaurativa, haverá uma nova funcionalidade ao local, oportunizando à população, visitação, pesquisa, missas.

Neste mês de outubro de 2024, o projeto completa onze meses de trabalhos, “respeitando diretrizes claras e tecnicamente corretas de uma política de conservação preventiva e restaurativa à recuperação do prédio”, conforme destaque no memorial de execução da obra.

 

Sobre a Basílica e o projeto de restauro

 

A Igreja é um marco histórico e religioso de Belém do Pará, conhecida por sua arquitetura majestosa e seu papel central na celebração do Círio de Nazaré, uma das maiores festas religiosas do Brasil. A edificação centenária foi inaugurada em 1909. Se destaca por seus diversos estilos arquitetônicos, em especial o neoclássico e o eclético, com altares ricamente adornados e vitrais coloridos. Segundo dados da administração da Basílica, por mês circula no espaço, em média, cerca de 7.500 pessoas.

É uma das únicas basílicas da Amazônia Brasileira, é a primeira e mais importante Basílica do Norte. Esse título só é concedido pelo Papa, o que torna mais significativo o projeto de restauração e conservação, e carrega consigo o selo do centenário, uma honraria que coloca em evidência mundial, o prédio religioso da Amazônia.

Sobre o Projeto de Restauração, Conservação e Requalificação da Cripta

Em 2010, a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré juntamente com os Padres Barnabitas, contraram uma equipe formada pela DPJ-Arquitetura e Engenharia, coordenada pelos professores e arquitetos Jorge Derenji e Jussara da Silveira Derenji para o desenvolvimento de pesquisa histórica do prédio. Além desse estudo, foi desenvolvida uma pesquisa técnica, através do Laboratório de Conservação e Restauro, da Universidade da Federal do Pará, UFPA, LACORE, sob supervisão das professoras doutoras Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad e Flávia Olegário Palácios. O objetivo foi a elaboração do projeto executivo de Restauração e Conservação da casa da Rainha da Amazônia.

A restauração do Santuário é um marco importante, pois será a primeira vez que o centenário prédio religioso passará por uma recuperação total.

O projeto de restauração foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, lei Rouanet, em janeiro de 2019 e tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O lançamento ocorrera no início de 2020, mas logo depois, foi paralisado devido à pandemia COVID 19, e em seguida ficou aguardando homologação, o que prorrogou sua execução. O valor total da obra é de R$ 8.786,382,45 (oito milhões, setecentos e oitenta e seis mil, trezentos e oitenta e dois reais e quarenta e cinco centavos). A previsão de execução e término da obra é de até 18 meses

A executora da obra é a empresa Link da Amazônia, que passou por um processo de concorrência com mais duas empresas locais atuantes na área do restauro. A construtora foi a responsável por obras de restauração de prédios históricos da cidade como Palacete Bolonha e Igreja da Sé, Igreja de Sto Alexandre e é uma empresa local.

Cerca de 100 profissionais estão envolvidos no projeto entre arquitetos, engenheiros, restauradores, mestre de obras, operários, administrativo, fiscalização da obra, coordenação do projeto e equipe de comunicação. Para a segurança da equipe de profissionais que trabalham na obra, foram desenvolvidos cursos e treinamentos, exigidos pelo Ministério do Trabalho.

O trabalho tem um total de 5 etapas. Até o Círio a ideia é que já tenham sido concluídas 4 etapas da obra que compreendem os altares laterais e a nave da igreja. A última etapa corresponde ao altar da Basílica, que será iniciada após o Círio.

“O restauro da Basílica Santuário é um sonho que está se concretizando, a iniciativa de contratar uma empresa para a elaboração do projeto executivo de conservação e restauração da Basílica de Nazaré, se deu pela necessidade urgente de recuperar materiais desgastados ao longo do tempo e preservar a integridade do templo religioso”,comenta, Antônio Salame, diretor-coordenador do Círio.

Os padres Barnabitas que são os responsáveis pela administração da Basílica Santuário, expressam a importância da realização da obra de restauração e conservação da Igreja

“A Basílica de Nazaré é um dos lugares mais expressivos da Amazônia, restaurá-la significa preservar este ícone de valor indelével para o Pará e Brasil. Desde a fundação já se passaram 114 anos, e vendo os castigos que o tempo deixou na estrutura, se faz urgente a restauração criteriosa do espaço. O fato de ser uma obra de portas abertas reforça a peculiaridade do trabalho. Trabalho este que vem sendo desenvolvido com todas as medidas de segurança e prevenção, tanto de quem faz a obra quanto dos fiéis que sempre estão presentes em oração.” reforça padre Francisco Maria Cavalcante

– pároco da Basílica Santuário de Nazaré

Sobre Vitrais e Cripa

Vitrais – 100 anos de sujeira removidos de forma rápida e prática- Os vitrais da Basílica apresentam temáticas distintas de acordo com a sua localização. Nas capelas laterais os vitrais representam a vida de Cristo. Nos altares laterais, no coro e na nave central os vitrais retratam santos da igreja católica, como Santa Cecília, Santa Genoveva, Santa Maria, São Vicente, São José. No altar mor há as figuras dos anjos da guarda. Por fim, no transepto é possível acompanhar a história de Nossa Senhora de Nazaré, desde que Plácido a encontrou às margens do Piri, a construção da Basílica e a procissão do Círio de Nazaré.

A limpeza já está ocorrendo. Mas, mesmo parecendo algo simples, só deve ser realizada por profissionais qualificados e com experiência neste tipo de intervenção, pois é um procedimento irreversível.

A utilização de ferramentas e produtos inadequados podem levar a perdas irreparáveis principalmente da pintura do vitral, como também favorecer processos de corrosão das calhas de chumbo e levar à perda do brilho e transparência do vidro. Outro

ponto importante é a verificação de zonas de umidade, acúmulo de água e ausência de ventilação que podem contribuir significativamente para o desenvolvimento microbiológico.

Cripta – Segundo o memorial do projeto executivo, “a igreja possui uma cripta com abóbadas em tijolo e pilares em pedra, onde estão sepultados alguns dos padres que aqui trabalharam. Foi conservada um projeto da cripta, que não se pode assegurar ter sido o que foi executado, de Carolina Depretis, da Marmifera Ligure datando em 1933 e suas medidas são dadas como 62x27x 3 metros de altura nas plantas correspondentes. Na cripta, os trabalhadores focam nas obras para o nivelamento do piso. Posteriormente, será realizado o tratamento das alvenarias de pedra.”

Projeto prevê ação pedagógica em Escolas Públicas

O projeto de restauração, também prevê ações educativas em Escolas Públicas, localizadas no entorno da Basílica de Nazaré. A primeira escola a receber a atividade foi a Escola Estadual Deodoro de Mendonça. Durante o mês de maio, os alunos do ensino médio dos cursos técnico de Informática e Administração da Escola, vivenciaram momentos para ampliar o conhecimento sobre educação patrimonial. Foram realizadas palestras e oficinas sobre a importância do patrimônio histórico. Na ocasião, os estudantes puderam compreender o real significado da palavra “patrimônio” para a história e preservação da memória coletiva da sociedade.

“Objetivo da ação educativa- é promover a interação dos estudantes com o patrimônio histórico, em especial a Basílica de Nazaré, reforçar e ampliar conhecimentos quanto a importância de preservar a memória cultural da cidade”, explica Luci Azevedo, pedagoga e coordenadora do projeto de restauro da Basílica Santuário.

Nesta etapa, a ação conta com a parceria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN, através da presença da coordenação de Patrimônio, representada pela analista técnica, Maryclélia Neves. Também acompanha as atividades pedagógicas, a professora Magaly Caldas, doutoranda em patrimônio pela Universidade Federal do Pará e que faz parte da equipe pedagógica do projeto de restauro.

A Empresa que faz a obra: Link da Amazônia

  A empresa Link da Amazônia foi a selecionada como executora das obras de restauração.

Com 39 anos de atuação no mercado, tem vasta experiência na área, sendo responsável por restauro de outros prédios históricos e de valor cultural para a região como, Catedral Metropolitana, Igreja de Sto Alexandre, Igreja do Rosario, Palacete Bolonha, Museu do Estado do Para, Chale Tavares Cardoso, Rocinha (Museu Emilio Goeldi), Polo Joalheiro, Teatro Waldemar Henrique, Igreja de São Joao Batista.

“Na Basílica, o restauro foca na limpeza e conservação das pedras, além de reintegração pictórica – que são os retoques nas pinturas e douramento, o forro de madeira e vitrais. A Basílica nunca havia passado por um processo de limpeza nestes 100 anos de existência, então esse processo é inédito” , enfatiza Luis Carlos Moreira, engenheiro e sócio da empresa Link da Amazônia.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

“Participamos de todo o projeto de Conservação, Restauração e Requalificação da Cripta da Basílica de Nazaré. A Basílica é patrimônio histórico do Brasil e cenário de diversas experiências marcantes que constituem parte da identidade do paraense. A Vale, que está presente no estado há 40 anos, contribui com a salvaguarda de espaços históricos e importantes como este, o Cine Olympia e o Conjunto Arquitetônico dos Mercedários, além de iniciativas culturais que refletem a riqueza cultural do povo do Pará e que mostram sua força para mais e mais pessoas”, destaca Hugo Barreto, Diretor-Presidente do Instituto Cultural Vale e Diretor de Clima, Natureza e Investimentos Culturais da Vale.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

TEXTO: Arcângela Sena (ASCOM RESTAURO BASÍLICA)