Círio 2024: Casa de Plácido abre nesta quarta-feira, 09

Foto: Icaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Todos os anos, milhares de pessoas participam da Grande Festa do Círio de Nazaré. Algumas vêm de longe, passam dias caminhando arduamente em direção ao Santuário da Rainha da Amazônia, em agradecimento por uma graça alcançada. Logo após cumprirem suas promessas, os fiéis deslocam-se por um pequeno percurso com um destino muito conhecido e movimentado durante a quadra nazarena: a Casa de Plácido.

Na próxima quarta-feira, às 18h, acontecerá a abertura oficial da Casa de Plácido, dando inicio aos trabalhos das 500 pessoas que se inscreveram voluntariamente e trabalharão durante a quadra nazarena, divididas nas equipes de liturgia, cozinha, limpeza, lava-pés, animação musical durante a quadra nazarena.

A Pastoral da Acolhida ainda precisa da sua ajuda! Contribua com as doações que serão destinadas aos romeiros atendidos na Casa de Plácido durante o período da quadra nazarena. Entregue suas doações na Casa Coração de Maria que fica localizada na Travessa 14 de Março, entre Gentil Bittencout e Alameda Dom Alberto Ramos, antigo prédio do exército. 

Abertura: 09 de outubro de 2024, às 18h.

Fechada: 12 de outubro às 12h até o dia 14 de outubro. Além dos dias 20 e 21 de outubro.

Funcionamento: 15 à 19 de outubro de 8h30 às 13h. E dos dias 22 a 26 de outubro das 8h30 às 13h.

Icaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Histórico:

A Casa de Plácido foi idealizada pelo então Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre José Ramos das Mercês, que viu a necessidade de atender dignamente os peregrinos do Círio de Nazaré. E após 15 anos, o espaço segue em pleno funcionamento, a cada ano atendendo cada vez mais devotos de Maria. Fora da época do Círio, o espaço funciona para encontros litúrgicos, reuniões e atividades da Paróquia de Nazaré.

A Pastoral da Acolhida foi criada em 2001, pelo Padre Sílvio, com o propósito de auxiliar os romeiros que chegavam após longas caminhadas, ficavam deitados nos arredores da Praça Santuário e não tinham lugar adequado para descansar. Então, surgiu a ideia de ajudar nesta acolhida, para que os promesseiros pudessem descansar e ter atendimento de primeiros socorros. Com o passar dos anos, o número de pessoas foi aumentando, sendo idealizada a Casa de Plácido.

O nome “Casa de Plácido” presta uma homenagem ao paraense agricultor Plácido José de Souza, que no ano de 1.700 encontrou a pequena imagem de Nossa Senhora de Nazaré, entre pedras lodosas às margens do Igarapé Murutucu (onde se encontra a Basílica) – no tronco de uma árvore. Após o achado, Plácido levou a imagem para a sua casa e no outro dia ela não estava lá. Correu ao local inicial do encontro e lá estava a imagem da Santinha. E o fato se repetiu várias vezes. Plácido, então, construiu no local uma pequena ermida, dando início à devoção pela Santa. A imagem original achada por Plácido fica no Glória da Basílica Santuário e só desce de lá durante o Círio de Nazaré e em ocasiões especiais.

Foto: Icaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré