O poder da Música no desenvolvimento de talentos

Foto Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Domingo (22), às 18h30, o coral polifônico Pe. Vitaliano M. Vari, composto pelas crianças dos projetos sociais da Basílica, apresentar-se-á na Igreja Santo Alexandre, localizada na Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha. O concerto “O Natal chegou” é a primeira apresentação que o Coral faz, fora das dependências da paróquia de Nazaré.

A beleza da música tem um poder incomensurável: dentre outras coisas, eleva a alma, induz à concentração, à disciplina e estimula a memória. Somado a isso, nosso Pará é uma terra repleta de pessoas com grande potencial musical as quais, amiúde, não encontram oportunidades para desenvolver seus talentos.

Foto: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Cientes disto, em agosto de 2022, implementamos aulas de canto em nossos Projetos Sociais, a primeira professora foi Tatiane Parente. Na ocasião, a OSPAN revitalizou uma sala em cada núcleo dos projetos para as aulas de música, e a elas deu-se o nome do musicista Barnabita, Pe. Vitaliano M. Vari. O sacerdote homenageado foi, por muitos anos, responsável pela regência dos corais da Basílica de Nazaré e compositor de várias canções sacras, dentre as quais se destaca a melodia da música “Virgem de Nazaré”.

Aos 17 de abril de 2023, o empresário Augusto Nogueira, proprietário da CN Produções, doou os instrumentos musicais (Corda, percussão, sopro e teclado), enriquecendo, ainda mais, as aulas de música.

Aos 13 de maio de 2024, criamos o coral “Pe. Vitaliano Maria Vari”, com o objetivo de levar para além das estruturas da Basílica o talento dos assistidos pela filantropia da OSPAN. Nesta ocasião, as aulas estavam sob a direção do professor Ramon Mateus Pinheiro Mendes.

As pessoas alcançadas por nossos projetos vivem num contexto de grande fragilidade social e são obrigadas a enfrentar carências materiais, de afeto e oportunidades. Há décadas, a Basílica tem assumido o compromisso de ajudar seus assistidos a mudar sua história, principalmente por meio dos cursos ofertados, como por exemplo, as aulas de musicalização. Desta forma, democratizando a arte, abrimos portas para que eles possam desenvolver seus talentos.

“A beleza salvará o mundo”, disse o filósofo russo Dostoiévski. A beleza da arte toca o fundo da alma e emociona o coração. A arte resgata a poesia inerente à condição humana. Neste sentido, acreditamos que a beleza da arte pode ser, na vida destes jovens, sinal de esperança, oportunidade de se reinventar e sonhar.

Agradecemos a todos os fiéis associados da ADENAZA por nos ajudarem a fazer o bem aos assistidos por nossos projetos sociais. O concerto “O Natal chegou” é uma devolutiva carregada de gratidão a Deus e a todos os que acreditam no trabalho e dedicação dos Padres Barnabitas. 

Texto: Padre Francisco Cavalcante – Jornalista e Paróco de Nazaré