A importância do Sacramento da Confissão

“Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados” (João 20, 23)

  Se confessar é dizer a verdade, contar algo que foi feito e assumir seus atos. No caso da confissão sacramental, significa dizer os pecados, os erros cometidos contra os mandamentos de Deus. Sendo assim, este é o sacramento do amor misericordioso de Deus!

  A Confissão cura as feridas da alma. Este sacramento, em que Deus perdoa seus filhos através da intermediação de um sacerdote, significa a maior das misericórdias de Deus, o perdão dos pecados.

É sacramento de Quaresma, pois é graça oferecida a todos que se reconhecem pecadores e frágeis. O Barnabita Padre Josué Bosco, explica sobre a importância desse sacramento neste tempo de Quaresma “O sacramento da Confissão que foi instituído pelo próprio Jesus Cristo, tem sua grande importância, porque ele significa a volta a Deus, pois como diz no catecismo da igreja católica: “aqueles que se aproximam do sacramento da penitência obtêm, da misericórdia divina, o perdão da ofensa feita ao Senhor e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja que feriram com seus pecados”. O sacramento da confissão para o cristão é o meio para a conversão de seus pecados e da mudança de vida”.

Padre Josué pontua ainda que “a importância da confissão para nós católicos é que o sacramento nos leva a alcança o perdão dos pecados e a reconciliar-se com a igreja. Mas, precisamos estar dispostos ao arrependido e ter o propósito de corrigir nossos atos falhos e converta-se a Deus”.

Na Basílica Santuário de Nazaré, o mutirão de confissões acontecerá no dia 27 de março, de 8h às 12h e 15h às 20h.

Como preparar-se para a confissão em quatro passos:

  1. Deve-se fazer um exame de consciência baseado nos 10 mandamentos;
  2. Expressas as culpas e pedir perdão;
  3. Receber a absolvição do sacerdote;
  4. Assumir um compromisso de conversão.

Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré