Alunos de escola pública participam de ação educativa sobre patrimônio histórico

A ação educativa faz parte do projeto de conservação e restauro da Basílica e Santuário de Nazaré. A obra é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Rouanet.

 Durante o mês de maio, alunos do ensino médio dos cursos técnicos de informática e administração da Escola Estadual Deodoro de Mendonça puderam ampliar os conhecimentos sobre educação patrimonial. Os estudantes dos turnos da tarde e da manhã participaram de palestras e oficinas interativas sobre a importância do patrimônio histórico. Na ocasião, os alunos receberam noções sobre os conceitos de preservação do patrimônio e puderam compreender o real significado da palavra “patrimônio” para a história e a memória coletiva da sociedade.

A ação educativa faz parte de um conjunto de ações contempladas no projeto de restauro e conservação da Basílica Santuário. “O objetivo da ação educativa é promover a interação dos estudantes com o patrimônio histórico em especial a Basílica de Nazaré, reforçar e ampliar conhecimentos quanto a importância de preservar a memória cultural da cidade”, explica Luci Azevedo, coordenadora do projeto de restauro da Basílica e Santuário. 

Nesta etapa, a ação contou com a parceria do  Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN, por meio da presença da coordenação de Patrimônio, representada pela analista técnica, Maryclélia Neves. As atividades também foram acompanhadas pela professora Magali Caldas, doutoranda em patrimônio pela Universidade Federal do Pará. 

Durante as atividades, os alunos puderam interagir com as especialistas em Patrimônio, tirar dúvidas e compreender a importância, para a história de uma sociedade, de se preservar memórias cultivadas ao longo da existência de cada comunidade. 

A professora Magali Caldas, Doutoranda em Geografia que atua com educação patrimonial comenta que a atividade com os alunos da escola Deodoro de Mendonça tem sido um espaço importante para tirar dúvidas e levar novas oportunidades de conhecimento aos estudantes. A proximidade da escola com a Basílica faz com que alunos estabeleçam, ainda, uma relação com o entorno do prédio.  

 “A restauração da Basílica tem sido modelo pelo fato de  estar acontecendo de portas abertas, seguindo todos os cuidados com as medidas de segurança, e garantindo o acesso dos fiéis e público em geral para o acompanhamento da obra, uma experiência desafiadora”, reforça Magali.

 Para Marycléa Neves, analista do IPHAN, a oportunidade deste contato com os educandos  é uma forma de cumprir a missão de educação patrimonial do IPHAN. “Nós já realizamos atividades de educação patrimonial junto às instituições que nos solicitam, e este é um importante momento de fazer a construção de conhecimento junto aos alunos   sobre a memória da preservação das riquezas culturais e materiais da sociedade. Portanto, esta iniciativa da coordenação do restauro da Basílica é positiva, pela sensibilidade de realizar um trabalho de educação patrimonial envolvendo a área de entorno da obra, privilegiando as instituições de educação formal. É uma iniciativa louvável”, reforça Marycléa.   

 A professora de arte da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, Verena Merícias, explica que a atividade servirá de avaliação disciplinar para os alunos que irão elaborar um projeto dentro da área técnica a partir de tudo o que aprenderam nas oficinas.  “A  iniciativa inédita de trazer o tema  patrimônio histórico para a sala de aula através da ação educativa envolvendo profissionais do IPHAN, UFPa e da Coordenação do Restauro da Basílica, nos enche de  expectativas positivas para nossos alunos, que a partir do conhecimento ampliam sua visão profissional”, destaca Verena Merícias.

TEXTO: Cybele Puget – Ascom Restauro Basílica