Projetos Sociais Nazarenos: ações que transformam vidas

Aproximadamente duzentas crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, além de pessoas idosas, que vivem em situação de vulnerabilidade social, são amparadas pelos Projetos Sociais Nazarenos tanto na região metropolitana de Belém quanto no município de Ananindeua. Mantidas pelas Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN), o Núcleo de Projetos Sociais (NUPS) e as unidades Sorena e São Rafael, desenvolvem atividades que objetivam promover qualidade de vida, além da formação e qualificação profissional dos assistidos.

Com uma equipe de profissionais especializados em potencializar a construção dos valores da formação social nas instituições dedicadas ao amparo de crianças e jovens, as atividades são realizadas no contra turno escolar com o intuito de formar cidadãos pautados na construção de um futuro melhor e na edificação da sociedade civil.

Acompanhamento psicossocial realizado com as crianças assistidas pela Unidade São Rafael, em Ananindeua, em 2019

Já as atividades dedicadas às pessoas idosas, são realizas mensalmente e buscam promover cuidados com a saúde e a melhora da autoestima. Além disso, o NUPS tem como objetivo oferecer aos idosos, apoio físico, psicológico e espiritual para enfrentar com leveza a fase da melhor idade. Em 2021, o grupo completou 05 anos de existência.

De acordo com coordenador de projetos sociais, Jair Júnior, a qualificação dos colaboradores impacta diretamente nas ações realizadas nas instituições. “Contar com uma equipe multidisciplinar, qualifica nossas ações pela possibilidade da colaboração técnica que cada profissional pode ofertar, pelos olhares diferentes e a riqueza dos mesmos”, disse. O coordenador ressalta ainda que a organização e o planejamento, além da execução do trabalho em equipe são fundamentais. “Uma vez definidas as metas e objetivos, as contribuições diversas permitem maior eficácia para que sejam alcançadas. Tem uma fala popular que diz: quer ir rápido, vá sozinho, quer ir longe, vá em equipe. Estamos atuando em equipe”, finalizou.

Jair Junior coordena as equipes dos projetos sociais alocadas no Complexo de Nazaré, na região metropolitana de Belém e no município de Ananindeua

Confira o perfil dos profissionais e a estrutura das equipes que fazem parte da instituição:

Educadores Sociais

São oito educadores sociais que atuam na linha de frente das atividades com os assistidos, responsáveis pela organização dos projetos realizados diariamente, bem como a aplicação de cada uma delas de acordo com a faixa etária dos alunos. Como por exemplo: diálogos a luz das temáticas sociais, assegurando direitos culturais, esportivos e desenvolvimento intelectual e social.

Assistente Social

São dois assistentes sociais que atendem, orientam e elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, tais como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.

Marília Amorim: Assistente Social responsável por implantar projetos socioeducativos e apresentar soluções na melhoria da vida de crianças, jovens e idosos assistidos pela OSPAN

Psicóloga

Everly Araújo: Psicóloga organizacional que compõe o time das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré e atende tanto os colaboradores da instituição quanto os assistidos pelos Projetos Sociais Nazarenos 

A profissional colabora com desenvolvimento dos assistidos e suas famílias, auxiliando no desafio contra o rompimento dos entraves sociais, tais como: preconceitos, estigmas e estereótipos, mostrando através de intervenções que somos pessoas de direito, capazes de combater as desigualdades sociais, assim como compreender suas causas e efeitos.

Professora de educação física

Profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas. Interagindo com os assistidos via brincadeiras e a produção dos jogos e momentos turísticos com bicicletas.

Parceiros 

O Núcleo de Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré conta com uma grande rede de apoio. São parceiros que auxiliam na realização das atividades com crianças, adolescentes e idosos.

Diretoria da Festa do Círio

Pastoral da Acolhida

Guarda de Nazaré

CRAS Cremação

FUNPAPA

SENAI

SENAR

Oncológica do Brasil

Massaleve

Companhia Belém

Roxi Bar

Banco da Amazônia

Laboratório Beneficente Belém

Futuro Brilhante

Cesupa, Mesa Brasil

Clube do Remo

SICOOB

Refrigerantes CERPA

SEBRAE

ORVAM

Delegacia da criança e do Adolescente.

Seja uma empresa parceira! Colabore com as ações sociais realizadas pela Pronaza.

Entre em contato e saiba como ajudar:

Núcleo de Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré 

Horário de Funcionamento:

Segunda à Sexta-Feira:

9h às 12h l 14h às 18h

E-mail: [email protected]

Telefone: (91) 4009-8424

Texto e Fotos: Yêda Sousa – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA