“Padre Dubois pesquisou as origens da devoção em Portugal, a chegada da tradição ao Pará e a construção da Basílica Santuário de Nazaré”
O livro do Padre Florêncio Dubois, “A devoção à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará”, foi editado pela segunda e última vez em 1953, e se constitui em verdadeira obra clássica da cultura amazônida-paraense, por reunir farta documentação histórica relacionada a esta manifestação, tão disseminada na Região Norte.
O conteúdo geral do livro apresenta uma importante pesquisa até então inexistente, empreendida pelo Padre Barnabita Florêncio Dubois a respeito de um traço marcante da identidade regional, que tem no tradicional Círio de Nazaré e na imponente arquitetura da Basílica Santuário a sua máxima expressão.
O livro se compõe de três seções. Primeiramente, a pesquisa identifica as possíveis origens da devoção em Portugal, os primeiros milagres, a pequena estátua da Santa, as identificações entre as duas manifestações religiosas, lusitana e paraense. A segunda parte é dedicada à manifestação no Pará, Plácido e o achado da Imagem, as transformações da procissão do Círio, as intervenções políticas, as construções das várias ermidas para o culto à Santa. A última seção do livro é inteiramente destinada à construção, detalhes históricos e arquitetônicos da atual Basílica Santuário de Nazaré.
No ensejo das comemorações do centenário do Título Basilical, os Padres Barnabitas veem uma grande oportunidade para a reedição desta importante obra, que traça os primórdios da devoção da padroeira dos paraenses e da construção da casa da Rainha da Amazônia. O livro já está a venda na Loja Lírio Mimoso.
O autor:
Florence Dubois nasceu em família modesta, no dia 12 de novembro de 1878 em Aix’ d’Aigillon, norte da França. Iniciou seus estudos no colégio dos Lassalistas de Bouges, e ingressou no seminário Menor do Barnabitas, aos 15 anos. Formou-se bacharel em Retórica na Sorbonne de Paris e ordenou-se sacerdote aos 19 anos, no dia 10 de março de 1902, em Bruxelas.
Sua primeira visita ao Brasil aconteceu aos 25 anos. Acompanhado por um grupo de religiosos, veio às terras brasileiras, após a expulsão dos Barnabitas do território francês, iniciando seu trabalho pastoral em Pernambuco.
Chegando ao Pará, em outubro de 1905, Padre Dubois se junta à comunidade de Nazaré. O religioso participou, em 1909, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da futura Basílica Santuário.
Fundador do jornal “Voz de Nazaré”, Padre Florence Dubois tornou-se um religioso muito popular no Pará. Bispos de vários estados do País o convidavam para conferências, pregações e retiros. Vigários dos mais distantes lugares o convocavam para presidir festas de santos e ouvir suas reflexões.
Sua dedicação aos paraenses se destacou, principalmente, no auxílio aos doentes. Na época em que aconteceu o surto da lepra no Pará, esteve a serviço dos leprosários, em diversos distritos de Belém. Embora grande admirador de Salinas, Padre Florêncio Dubois também serviu à vida religiosa da Ilha do Mosqueiro.
Texto: Emiliana Costa – MKT Basílica Santuário de Nazaré.