Carta aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré – Por Pe. Francisco Maria Cavalcante

Aos Devotos de Nossa Senhora de Nazaré!

Nesse mês de julho, há duas celebrações importantes que marcam a história de nosso Santuário: celebramos dia 05 a festa de Santo Antônio Maria Zaccaria, fundador da Ordem Religiosa dos Clérigos Regulares de São Paulo, popularmente conhecidos como Barnabitas. Esses, junto aos Devotos de Nossa Senhora, edificaram para a glória de Deus e em homenagem à Virgem Maria, um dos mais belos templos das Américas: a Basílica e Santuário de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro. A outra data marcante ocorre no dia 19, quando o templo recebeu da Santa Sé o título de Basílica Menor.

Filhos diletos, falar dos Santos é falar de pessoas apaixonadas pelas coisas do alto. Santo Antônio Maria foi um homem de profunda e madura devoção a Nossa Mãe do céu. Desde sua tenra idade, foi consagrado a Nossa Senhora, seus pais colocaram ‘Maria’ como seu segundo nome, para expressar de forma concreta seu vínculo com a Mãe do Salvador. Foi contemplando a intimidade e o vínculo de Maria com Jesus, que Santo Antônio Maria Zaccaria entendeu que, para que nosso “sim a Deus” seja autêntico, é preciso escutar os conselhos de Maria que amiúde nos fala ao coração: fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser Jo 2,5.

Ainda estava em construção, quando, em 19 de julho de 1923, a casa da Mãe de Nazaré recebeu tão honroso título do Papa Pio XI. Os Barnabitas – vendo a força que a devoção à Virgem de Nazaré já tinha naquela época em Belém –, e percebendo que o templo mostrava ser forte centro de espiritualidade, ambiente que apresentava fecunda pregação do evangelho, a dita Ordem Religiosa trabalhou com ardor para obter essa graça. Os Religiosos Barnabitas que residiam em Roma muito contribuíram para que o pedido de elevação a Basílica Menor chegasse ao Santo Padre.

O título de Basílica Menor é um lindo presente e o reconhecimento da fecundidade da devoção mariana na Amazônia. Você, devoto, faz parte de um dos capítulos mais marcantes da história dessa amorosa família, que há 98 anos evangeliza, sempre com a poderosa intercessão da Mãe de Nazaré. Agradecemos do fundo do coração por você caminhar conosco, por meio da família ADENAZA. Cada doação sua tem sido uma bela rosa ofertada à Mãezinha do Céu e, acredite, muito tem perfumado o jardim de Maria.

Pe. Francisco Maria Cavalcante – Barnabita

Reitor do Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This