loader image
Catequizandos receberam o Sacramento da Comunhão neste sábado, 07

Após dois anos de preparação, 63 crianças receberam o Sacramento da Comunhão, na Basílica Santuário de Nazaré, neste sábado (07).

A cerimonia foi presidida pelo Diretor Espiritual da Pastoral Catequética, padre José Maria Ramos, que em sua homilia ressaltou a importância de continuar com a vida cristã. “Não parem por aqui, perseverem para que assim recebam os outros sacramentos e sejam ativos na Igreja. Essa também é uma missão dos pais: acompanhem seus filhos”, disse o sacerdote.

A celebração também contou com a presença dos catequistas, que acompanharam a trajetória destas crianças desde o inicio até a chegada ao momento em que receberam pela primeira vez o Corpo de Cristo.  Os familiares dos catequizandos também estiveram presentes para prestigiarem o momento de emoção, o gravando em suas memórias.

Os catequizandos ofertaram símbolos que os acompanharam ao longo da preparação: a bíblia, o livro catéquetico, trigo, vinho, a camisa que usaram, flores, entre outros.

Este foi o segundo grupo que recebeu o sacramento no Santuário da Rainha da Amazônia.

O próximo passo: A Crisma

Crismar significa fazer um acordo com Deus. O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

Acordo com Deus

O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – afirma que ser Confirmado-Crismado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito, para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”. E Deus diz: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”.

 

Que Deus e Nossa Senhora de Nazaré sempre acompanhem esses pequenos cristãos e os levem sabedoria em todos os momentos de suas vidas.

Fotos: Karol Coelho

Texto: Karol Coelho / Com informações da Canção Nova

ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

 

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This