Cerimônia de coroação e retorno da Imagem Original ao Glória acontecerá neste domingo (29)

Após seis dias mais próxima dos fiéis, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória neste dia 29 de maio. A cerimonia acontecerá ao término da Santa Missa das 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. A celebração será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e contará com a participação dos Padres Barnabitas.

A missa também será marcada pela Coroação de Nossa Senhora de Nazaré, um dos momentos mais marcantes e significativos da programação mariana. Este gesto da coroação é tradicional e simbólico, o qual demonstra o reconhecimento dela como “Rainha”, mesmo na simplicidade de sua figura.

Aqueles que não puderem participar deste momento de forma presencial, podem acompanhar por meio das transmissões realizadas pelas plataformas digitais oficiais da Basílica Santuário no Facebook e Youtube e, também, pela TV Nazaré.

Imagem Original: A Imagem Original é uma escultura em estilo Barroco confeccionada em madeira que foi encontrada por Plácido José de Souza, no ano de 1700. Ela possui 28 cm de altura e apresenta traços de uma senhora portuguesa. Já foi reformada três vezes, a primeira entre 1773 e 1774. Em seu retorno, após a primeira restauração, foi levada em uma grande procissão que saiu do porto de Belém seguindo até a ermida, no arraial de Nazaré. A segunda restauração aconteceu em 1846, quando a imagem foi novamente enviada a Portugal.

Fotos e texto: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré