Um dos principais símbolos da Festividade do Círio de Nazaré foi exibido aos fiéis na noite deste sábado (26): o Cartaz 2018. A apresentação da peça foi feita na Praça Santuário, e contou com a presença de autoridades civis e eclesiásticas além do público de devotos que lotaram o espaço.

Durante a apresentação, o Reitor da Basílica Santuário de Nazaré e Presidente da Diretoria do Círio, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, ressaltou a importância da peça de evangelização: “O cartaz alusivo a 226ª edição do Círio de Nazaré que este ano traz como tema: ‘Uma jovem chamada Maria’, apresenta-se mais uma vez como importante ícone representativo da grande festa que homenageia a Rainha da Amazônia. O cartaz é também um meio de evangelização, seguindo o preceito principal do Círio como momento especial de levar a Palavra de Deus aos irmãos”, comentou.

Este ano, o renomado fotógrafo Helly Pamplona foi convidado pela Diretoria da Festa para produzir a foto de imagem de Nossa Senhora de Nazaré que ilustra o cartaz. De acordo com o Helly: “Foi uma grande alegria receber o convite de pessoas queridas, é um prazer e uma honra para mim enquanto paraense ter a responsabilidade de fazer essa foto tão especial”, disse.

Os elementos que compõem a peça foram pensados este ano de forma a traduzir por meio da linguagem visual as mensagens propostas, bem como o tema da Festividade. Tendo tradicionalmente a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré como destaque principal, uma forma de demonstrar a realeza da Mãe de Jesus, motivo pelo qual a festa acontece desde 1793.

Histórico

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Há 27 anos o layout do Cartaz é elaborado pela agência Mendes Comunicação.

 

Texto e Fotos: Aline Andrade e Andreia Teixeira – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré