Aconteceu nesta sexta-feira (21) a primeira coletiva oficial do Círio 2018 promovida pela Diretoria da Festa de Nazaré em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Dieese-PA).
Estudos mostram que a cada ano a Festa fica mais cara, devido principalmente as elevações de preços que impactam direta ou indiretamente todos os itens de despesas, com isso o custo orçamentário de cada item do Círio tem sofrido os impactos inflacionários tornando-se mais onerosos.

  
Nos últimos anos o DIEESE/PA em conjunto com a Diretoria da Festa vêm trabalhando na elaboração, analise e divulgação dos principais números do Círio de Nazaré em especial do Orçamento do Círio.
Para o Círio deste ano (2018), devido aos aumentos generalizados dos custos, a estimativa da Diretoria da Festa e do DIEESE/PA é de que o Círio fique um pouco mais caro em relação ao do ano passado, alcançando cerca de R$ 3,851 milhões de reais com um crescimento de aproximadamente 3,51% ficando um pouco abaixo da inflação estimada para o mesmo período em 4,00%.

     Quase 80,00% dos paraenses tem no Círio de Nazaré a sua maior Festa. Em termos de consumo, o Círio só perde para o Natal.  Quanto aos impactos globais, a estimativa do DIEESE/PA é de que com o EFEITO CÍRIO deste ano sejam injetados na Economia Paraense cerca R$ 1 bilhão de reais.

       Na oportunidade, o Diretor Coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Claudio Acatauassú, ressaltou a importância de relembrar a Campanha “Não Corte a Corda”, que desde 2011, objetiva conscientizar os romeiros que acompanham as procissões oficiais na Corda do Círio de Nazaré. O Presidente da Diretoria da Festa e Reitor da Basílica Santuário, Padre Barnabita Luiz Carlos Nunes Gonçalvez, abençoou a todos os presentes.

 

Texto: com informações do DIEESE/PA

Foto: Yêda Sousa

Ascom Basílica Santuário de Nazaré