loader image
Círio 2019: A gênese da fé na Romaria das Crianças

O domingo foi marcado pela realização da 29ª edição da procissão, que reuniu centenas de crianças, adultos e idosos em torno de homenagens à Virgem de Nazaré

Corria o ano de 1990 quando iniciou a tradição da Romaria das Crianças. De lá pra cá, a procissão só faz crescer e hoje já é considerada como uma das mais participativas do calendário oficial de romarias do Círio de Nazaré. No último domingo, 20, foi realizada a 29ª edição da romaria, reunindo centenas de crianças, adultos e idosos para homenagear a Virgem de Nazaré. A participação na romaria representa um rito de introdução das crianças na religiosidade cristã e na devoção a Nossa Senhora.

Desde o amanhecer, a Praça Santuário já apresentava um clima alegre e festivamente infantil, decorada com belíssimas flores e muitos balões coloridos, que despertavam olhares de admiração e provocavam sorrisos maravilhados nos pequenos devotos da Rainha da Amazônia. Às 8h, logo após a missa que foi celebrada na própria praça – presidida por Dom Fernando Panico, Bispo Emérito do Crato (CE) – o cortejo iniciou seu trajeto pelas ruas do entorno da Basílica Santuário.

Para proporcionar uma caminhada menos cansativa aos participantes, já que o público é formado predominantemente por crianças, desde 2010, o percurso da procissão passou de 3,7 km para 2,9 km. Desse modo, a Romaria das Crianças percorrer a Av. Nazaré, Tv. 14 de Março, Av. Governador José Malcher, Tv. Dr. Moraes, retornando para a Av. Nazaré até chegar à Praça Santuário.

PROMESSAS

Todos os detalhes da Romaria das Crianças são planejados com muita delicadeza para se adequar aos pequenos devotos. A Imagem Peregrina, por exemplo, ao invés da imponente Berlinda, é conduzida num carro menor, especialmente projetado para essa procissão. O cortejo também traz de volta os quatro Carros dos Anjos, que já passaram pelas ruas de Belém durante a grande procissão do Círio, no último dia 13. Esses carros transportam crianças vestidas de anjinhos, em retribuição a promessas feitas por seus familiares, geralmente para agradecer a solução de problemas de saúde. A procissão do domingo também incluiu outros dois carros que transportaram crianças do Hospital Ophir Loyola e da Guarda Mirim de Nazaré.

DEVOÇÃO

Mas a nona procissão oficial da programação do Círio 2019 também teve momentos de emoção e demonstração de fé pelos pequenos romeiros, muitas vezes iniciados na devoção a Nossa Senhora de Nazaré por seus familiares, que se fundamentam no apelo de Jesus Cristo: “Deixai vir a mim as criancinhas”.

Outro aspecto interessante que se observa na evolução da Romaria das Crianças é a participação crescente de idosos. Eles se sentem acolhidos pelo clima de alegria e tranquilidade da procissão, além do trajeto menos extenso, e aproveitam para chegar mais próximo da Imagem Peregrina, fazer suas orações e agradecer pelas bênçãos recebidas.

Com mais essa edição da Romaria das Crianças, cumpriu-se, por mais um ano, a missão evangelizadora da Igreja Católica, ao promover uma procissão que permite a reunião das famílias na abençoada missão de conduzir seus filhos a esse momento de fé e devoção à Virgem de Nazaré.

 

Fotos: Karol Coelho – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Emiliana Costa

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This