Como parte da programação da quadra nazarena, os 13 Carros de Promessas que participam do Círio estão em exposição na calçada em frente à Basílica Santuário de Nazaré. Os carros foram retirados da Estação por integrantes da Diretoria de Procissões e Guarda de Nazaré. Eles permanecem em frente à Basílica até a hora de serem transportados para o galpão da CDP, as 21h.

Fazem parte do Círio o Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

História – Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.

 

Texto e fotos: Aline Andrade – ASCOM Basílica Santuário de Nazaré