loader image
Círio 2019: Imagem Original está pertinho dos fiéis

A pequena imagem fica em um nicho no presbitério até o dia 27

A imagem de apenas 28 cm que deu início a devoção mariana em Belém e na Amazônia, desceu do Glória no último sábado (12) para ficar mais perto dos milhares dos devotos que participam da programação do Círio 2019. Até o dia 27 de outubro, a Imagem Original fica em um nicho colocado no presbitério da Basílica Santuário especialmente dedicado para ela.

Para que todos possam ver, rezar e agradecer as bênçãos concedidas por Nossa Senhora de Nazaré, os Padres Barnabitas, que administram a Basílica Santuário, estenderam o horário e funcionamento da Igreja. Até o dia 27 de outubro o templo funciona de segunda a sábado das 5h às 21h, aos domingos das 6h às 22h.

Faça uma visita!

Conheça os detalhes da Imagem Original

A chamada de imagem “Original” é uma escultura em estilo Barroco confeccionada em madeira que foi encontrada por Plácido José de Souza, no ano de 1700. Ela possui 28 cm de altura e apresenta traços de uma senhora portuguesa. Já foi reformada três vezes, a primeira entre 1773 e 1774. Em seu retorno, após a primeira restauração, foi levada em uma grande procissão que saiu do porto de Belém seguindo até a ermida, no arraial de Nazaré. A segunda restauração aconteceu em 1846, quando a imagem foi novamente enviada a Portugal.

Há diversas versões quanto ao achado da imagem, relacionadas a fatos como estar ou não trajando um manto e também a forma ela como foi encontrada, às margens do igarapé Murutucu, no local onde foi erguida a Basílica Santuário.

Em 1953, durante a realização do VI Congresso Eucarístico Nacional em Belém a imagem recebeu o manto e a coroa pontifícia, por determinação do Papa Pio XII. O manto, confeccionado em cetim, juntamente com a coroa, são trabalhados com fios de ouro e pedras preciosas. Foi a primeira vez que a imagem saiu da Basílica, desde que foi trasladada da antiga matriz para o interior do templo, em 1920. Depois, saiu apenas em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II a Belém, e em 1993, no Círio 200.

 

Texto: Aline Andrade
Fotos: Aline Andrade e Karol Coelho
ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This