loader image
Círio 2019: Romaria da Juventude levou milhares às ruas de Belém

A procissão saiu da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, por escolha da Diretoria da Festa e solicitação de Frei Edilson Rocha. Marcou os 50 anos de fundação da Paróquia.

Com o lema ‘Em Ti, encontramos o refúgio’, milhares de jovens das paróquias, movimentos e comunidades da Arquidiocese de Belém reuniram-se na Romaria da Juventude, no último sábado, 19, para louvar e homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Deslocando-se ao som de um trio elétrico, a caminhada de fé dos jovens paraenses é a mais animada de todas as procissões que integram a programação oficial do Círio de Nazaré, cheia de energia e descontração.

Como já é tradição, a cada ano, a Diretoria da Festa de Nazaré elege uma paróquia diferente para a concentração e saída da Romaria da Juventude, o que sempre altera o percurso da procissão. Esse ano, a escolhida foi a Paróquia Santo Antônio de Lisboa, conhecida como Centrão, localizada na Rua São Miguel, bairro da Cremação. No local, às 15h, foi realizada a missa que antecede a homenagem dos jovens.

A saída da romaria foi às 16h, mas desde cedo o local já se encontrava totalmente tomado por grupos de jovens, ansiosos para agradecer por graças alcançadas, pedir bênçãos à Rainha da Amazônia e seguir a Imagem Peregrina pulando e dançando pelas ruas da capital paraense. A procissão percorreu as ruas Fernando Guilhon, Padre Eutíquio, Gama Abreu e Avenida Nazaré, até chegar à Praça Santuário. O percurso teve a duração de 3h, aproximadamente, encerrando por volta de 19h, com missa na Basílica Santuário, presidida por Dom Fernando Panico, Bispo Emérito do Crato, no Ceará.

 

Vale ressaltar, que a escolha da Diretoria da Festa acabou contemplando também os desejos dos fiéis da Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, pois o pároco, Frei Edilson Rocha, havia solicitado através de um ofício a inclusão, para marcar os 50 anos de fundação da Paróquia. São maravilhas da quadra nazarena, que acontecem por intercessão da Virgem de Nazaré. Desse modo, o trajeto da romaria se diferenciou de anos anteriores e percorreu uma extensão de 4,1km.

EVANGELIZAÇÃO

Um dos aspectos que transcende da Romaria da Juventude, que em 2019 está completando 18 anos, é o profundo comprometimento da Igreja Católica com o processo de renovação do seu dinamismo pastoral, sobretudo, em relação à metodologia da evangelização da juventude. Os evangelizadores são chamados a testemunhar a beleza e a alegria do Evangelho. Por isso, a romaria se revela como um caminho que apresenta uma nova forma de levar a palavra de Deus ao coração dos jovens. Mas sempre com o espírito de alegria e confraternização, característico dos jovens.

RELIGIOSIDADE

Informações do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) revelam que a Romaria da Juventude contou com a participação de cerca de 35 mil pessoas. Foi mais um evento marcante do Círio 2019, onde os jovens de diferentes paróquias, comunidades e movimentos irmanaram-se num único propósito em torno de Nossa Senhora de Nazaré, numa demonstração de fé e religiosidade, testemunhando a ação de Deus em suas vidas.

 

Texto: Emiliana Costa
Fotos: Yêda Sousa e Ícaro Farias

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This