Os 13 Carros que representam e carregam as promessas ficarão em exposição durante todo o dia, em frente à Basílica Santuário

Nesta quarta, dia 09, os carros que fazem parte da grande romaria do Círio de Nazaré serão conduzidos para os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP), a partir das 21h. Antes, a partir das 7h, eles ficarão em exposição em frente à Basílica Santuário. Os veículos são retirados da Estação dos Carros por integrantes da Diretoria de Procissões e Guarda de Nazaré. Eles ficarão em frente à Basílica até a hora de serem transportados para o galpão da CDP.

O percurso para a CDP permanece o mesmo saindo pela Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março e Rua Antônio Barreto, avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém da CDP, totalizando 4 km.

Antes da saída dos carros será feita uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP. Segundo a Diretoria, a cada ano é maior a participação dos devotos, já considerada uma pequena procissão. O público estimado são 3.000 pessoas. Serão transportados: Carro de Plácido, Barca dos Escoteiros, Barca Nova, quatro Carros dos Anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família.

Participam desse transporte até a CDP os Diretores da Festa de Nazaré, a Guarda de Nazaré, SEMOB, Guarda Portuária, Polícia Militar, Guarda Municipal e Cruz Vermelha.

História – Desde 1980 o transporte dos carros que participam da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré é realizado desta maneira. Anteriormente, estes carros eram levados para a CDP na madrugada que antecede o Círio. O primeiro carro (dos Milagres) a ser inserido no Círio foi o que lembra o milagre acontecido em 1182 a Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo, recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. A ordem de inserção desse carro partiu da Rainha de Portugal, Dona Maria I, em 1805.