Círio 2021: nova programação é divulgada

Depois de reuniões para discutir a respeito da programação do Círio 2021, que foi apresentada no dia 08 de agosto, mudanças foram solicitadas devido observações da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (SESPA), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), pela Vigilância Sanitária e pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), chegando assim a um consenso geral acatada pelos Os Padres Barnabitas, Diretoria da Festa de Nazaré e Arquidiocese de Belém e um novo formato foi divulgado. Uma programação cautelosa, segura, pensada principalmente zelando pela saúde e bem estar da população.

Na Basílica Santuário de Nazaré, as normas de segurança serão aplicadas com ainda mais atenção. Seguindo as orientações da SESMA, SESPA, MPPA e Vigilância Sanitária, para acesso a igreja será exigida a cobertura vacinal completa mediante a apresentação da Carteira de Vacinação ou pelo aplicativo Conecte SUS (com apresentação de RG). A medida inclui membros do clero, profissionais de imprensa, Diretoria da Festa de Nazaré e Guarda de Nazaré, além dos fiéis.  Dentro do templo, deve-se respeitar o distanciamento de 1,5 metro, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e uso de máscara.

Participaram da coletiva de imprensa o Coordenador do Círio de Nazaré, Albano Martins, o Secretário Jorge Xerfan e o Diretor de Procissões Mário Tuma. Diante as alterações da programação, Albano Martins explicou o seguinte: “passados alguns dias e com interferência do Senhor Governador e do Senhor Prefeito, nós retomamos esses debates e enfim chegamos a esse consenso. Então eu gostaria de destacar que a programação que nós vamos apresentar é fruto de um consenso geral, não houve posição contrária ao que está definido. Todos os itens da programação que foram alvos de ressalvas eles foram analisados, readaptados e enfim serão divulgados”, disse.

Confira as mudanças:

01/10 – Abertura do Arraial de Nazaré, com estandes reduzidos entre 25-30, ficarão até dia 26 de outubro, com apresentações culturais devido parceria com fundação cultural Tancredo Neves

05/10 – Missa de abertura, às 18h, seguida de concerto musical da Amazônia Jazz Band.

07/10 – Missa seguida da apresentação do manto, às 18h.

08/10 – Missa do Traslado Ananindeua – Marituba, 6h.

Saída do traslado, às 7h, com estimativa de 4h de duração e retorno para Belém.

09/10 – Pregação às 10h30, com Bispo Auxiliar Dom Antônio de Assis Ribeiro

Às 11h30, a tradicional descida da Imagem Original do Glória

16h30 – primeira homenagem da Esquadrilha de Fumaça da Força Área Brasileira

18h – Missa alusiva à Trasladação no Colégio Gentil Bittencourt (fechada ao público) com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Basílica Santuário de Nazaré, TV Círio e Fundação Nazaré. Após, Live de Decoração da Berlinda (fechada ao público) com transmissão ao vivo pelos mesmos meios. Participação especial da cantora Adriana Arydes e outras atrações.

10/10 – Missa do Círio na Catedral de Belém, às 7h, com segunda homenagem da Esquadrilha de Fumaça. Em seguida, sobrevoo de helicóptero da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

12h: Missa Solene na Basílica Santuário de Nazaré

11-23/10 – Exposição da Berlinda com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na Praça Santuário

Projeto Luz que nos guia: imagem luminosa de Nossa Senhora de Nazaré com cerca de 10m; túnel luminoso, no piso gravuras de cartazes e mantos de círios passados.

24/10 – Missa de encerramento e vídeo mapping contemplando toda a fachada da Basílica Santuário de Nazaré, incluindo a residência oficial dos Padres Barnabitas, seguida de fogos de artifícios.

25/10 – Retorno da Imagem Original ao Glória e missa alusiva ao Recírio, às 7h, sem procissão.

Fotos e texto: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA