Pelo segundo ano consecutivo, a artista plástica e designer Celeste Heitmann assina os desenhos das camisas utilizadas pelos colaboradores da Basílica Santuário de Nazaré no período do Círio de Nazaré.
Todos os anos, durante a quadra nazarena, é feita uma camisa especial para que os funcionários da Casa da Rainha da Amazônia sejam identificados pelos devotos e consigam exercer suas funções no Santuário durante os dias que ocorre o período da grande festa de Nossa Senhora de Nazaré.
Divididos em vários setores que abrangem diversas categorias de trabalho, esses colaboradores exercem suas funções durante o ano inteiro em prol de Jesus e Nossa senhora de Nazaré e também são responsáveis por disseminar a devoção mariana para os fiéis que visitam a Basílica de Nazaré.
Desde o ano passado, os desenhos de Celeste foram escolhidos para ilustrar as camisas. A artista que é Portuguesa, mas mora em Belém desde os seus 12 anos de idade, é devota da Mãe de Nazaré e cedeu dois desenhos para estampar os uniformes.
A artista plástica conta sobre sua devoção com Nossa Senhora de Nazaré e que sempre conversa com ela. “Todos os anos eu pinto o cartaz do Círio de Nazaré, então eu sempre converso com ela, eu a tenho como Mãe e como amiga. De mãe para mãe, tenho esse apego e devoção muito grande por ela, amo Nossa Senhora de Nazaré”. Explica Celeste.
Neste ano de 2023, o desenho escolhido foi uma ilustração que Celeste fez da parte interna da Basílica de Nazaré, onde ela ilustrou o presbitério do Santuário.
A artista conta qual foi sua inspiração para o desenho que estampa as camisas desse ano. “O desenho eu fiz a mão livre, é uma ideia que eu tenho das missas. Desde que perdi minha mãe, sempre mandamos rezar as missas, então quando eu fiz essa aquarela, eu estava pensado na minha mãe e na missa que sempre colocamos como intenções para ela na Basílica.”
Celeste falou ainda que se sente muito honrada de ver seu trabalho vestindo os colaboradores da Casa da Mãe de Nazaré. “Eu me sinto muito feliz e honrada de ver o meu trabalho vestido pelos colaboradores da Basílica, pois é para a Mãe do Nosso Senhor e claro, para o Menino Jesus que eles trabalham. Então essa doação para mim é pouco perto de tudo que Nossa Senhora me dá”.
As novas camisas foram apresentadas e usadas na última segunda-feira, 25, durante a espiritualidade para os colaboradores.
Sobre a artista: Celeste Heitmann é portuguesa de alma paraense. Começou a sua trajetória pintando quadros, depois fez experiências em tecidos, porcelana, vidro e madeira. Posteriormente, passou a criar bolsas e joias com os motivos de telas pintadas por ela, tornando as peças únicas. A artista já tem seus trabalhos nos Estados Unidos, Japão, França, Suíça, Áustria, Portugal e diversos estados do Brasil. Desde 2006 participa do Fashion Rio, 2º maior evento do calendário de moda do país, teve o seu trabalho de bolsas publicados na revista Vogue, em novembro de 2014, além de já ter recebido várias homenagens e trabalhar em prol da comunidade e com questões sociais. Celeste foi responsável pelo desenho do Manto da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos anos 2018 e 2019.