Conheça as Obras Sociais da Paróquia de Nazaré

A Basílica Santuário de Nazaré é, de longe, uma das mais importantes fontes de devoção mariana no Brasil. Milhares de pessoas realizam visitas durante o ano, encontrando a casa da Rainha da Amazônia sempre conservada, limpa e organizada, até mesmo no período mais intenso com diversas programações religiosas: o Círio de Nazaré. Mas, o que muitos não sabem é que essa organização só é possível por conta dos colaboradores que fazem parte das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, a OSPAN.

Uma empresa com notória e inquestionável administração, a OSPAN atualmente conta com 157 colaboradores, divididos nos seguintes setores: Arrecadação, Atendimento, Manutenção e Obras, Setor de Atendimento ao Turista, Estúdio (Assessoria, TV, rádio e sonorização), Administração, Centro Social, Marketing, T.I, Igreja e Unidades ProNaza.

Peça-chave no desenvolvimento de uma empresa, a gestora de Relações Humanas (R.H) Ana Rosa Franco fala sobre como é trabalhar no Santuário da Rainha da Amazônia: “A rotina de trabalho no departamento pessoal é muito intensa. Todos os dias você tem obrigações a fazer, encerra o mês e outro já tá começando com as mesmas atividades. É um serviço rotineiro, você tem obrigações trabalhistas  que tem prazo pra ser entregue”, conta.

Ana Rosa é, atualmente, Analista de RH

Além de oportunizar mais de 150 empregos, a OSPAN também desenvolve ações voluntárias subsidiadas por doações dos fiéis e parcerias com órgãos públicos e privados, se enquadrando no Terceiro Setor. Em maio de 2021, essa categoria passou a prestar conta com o Governo através do eSocial, “Esse envio é por onde o governo vai saber da vida trabalhista da OSPAN: pagamentos, salários, quantidade de funcionários. Tudo. Por meio dessa “justificativa”, mostramos a relevância e importância das ações que realizamos diariamente aqui”, explica Ana Rosa.

Para manter o sistema funcionando com excelência, é fundamental ter a frente da instituição um excelente profissional. Sempre preocupado com o desenvolvimento de cada setor do Santuário, Gilcelio Freitas – Gerente Administrativo da OSPAN, é visionário e dedicado no reconhecimento das atividades realizadas pelos profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores, além de conduzir tudo verdadeiramente grato aos Padres Barnabitas.

Com mais de 15 anos atuando em outros setores antes de se estabelecer na administração, Gilcelio conta que “o mundo da administração possibilita ferramentas que contribuem para uma profissionalização e evolução nas atividades religiosas e sociais propostas pelo Santuário mariano”, e é através dessas ferramentas que o citado consegue alcançar um resultado ainda mais eficaz, com planejamento adequado porque assim consegue, mais “especificamente, definir com todos os evolvidos uma orientação de trabalho seguindo eixos de planos de ações estratégicos, que melhor se adequaria a esta realidade (da instituição), dando um subsidio no desenvolvimento no âmbito da acolhida ao fiel, evangelização, propagação da devoção e social”, explica.

Gilcelio Freitas – Gerente Administrativo da OSPAN

Além disso, a realidade vivida é outra. Em contexto de avanço tecnológico, importância da comunicação, tratamento e atendimento aos féis e devotos, organização e missão do Santuário, em adição a uma pandemia, foi imprescindível manter o desempenho mesmo com as adversidades (quais fossem), enfrentadas pelo percurso. “Creio que incentivar pessoas a vivenciar o proposito da Basílica Santuário de Nazaré, faz com que evolua as nossas ações religiosas e sociais”, reforça o administrador que, não deixou a valorização e incentivo aos colaboradores de lado, aumentando o sentido de união e devoção pela função que cada um exerce.

Acompanhando o avanço digital, atualmente uma nova ferramenta que auxilia no processo de recrutamento foi adicionada ao portal de noticias do Santuário (www.basilicadenazare.com.br/trabalheconosco). Por meio dele, o candidato que deseja fazer parte da OSPAN poderá enviar o seu currículo, candidatar-se a vagas de emprego disponíveis e participar do processo de seleção.

A OSPAN não é somente uma empresa, também é um meio de evangelização, com profissionais capacitados e que, dentro de suas particularidades, disseminam a devoção mariana e vivem o Círio o ano inteiro.

O que é o terceiro setor? Formado essencialmente por fundações privadas e associações de interesse social, Terceiro Setor é o conjunto de pessoas jurídicas de interesse social sem fins lucrativos, dotadas de autonomia e administração própria, com objetivo principal a atuação voluntária junto à sociedade civil buscando o seu aperfeiçoamento. Também chamado de Setor Solidário ou Social, ocupará posição estratégica no âmbito de qualquer sociedade preocupada com o desenvolvimento social e com a consolidação de valores democráticos, pluralistas, comprometidos com a solidariedade humana. (http://www.mpgo.mp.br/)

Fotos: Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Karol Coelho – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA