O cuidado dos Padres Barnabitas para com a Casa da Virgem de Nazaré é constante. Neste mês de agosto, o centenário conjunto dos sinos do Santuário da Rainha da Amazônia passa por serviços preventivos, no intuito de sanar imprevistos técnicos no sistema elétrico e mecânico do carrilhão e dos relógios.

 

O trabalho é feito há anos pela empresa RSR Carrilhões e Campanários, especialista no ramo. De acordo com o engenheiro elétrico responsável, Sérgio Ricardo Zanini, “a manutenção preventiva é essencial para revisar todo o sistema do equipamento e deixa-lo em perfeito estado para embalar os fiéis da Virgem de Nazaré”, disse.

Em 2020, na busca de modernizar este que é um dos mais importantes ícones da devoção mariana no Pará, os Padres Barnabitas adquiriram um novo computador de tecnologia francesa, apropriado para isso, que comanda o conjunto de nove sinos do Santuário que diariamente entoam os tradicionais hinos: “Vós sois o lírio mimoso” e o “Hino da Misericórdia”.

Histórico

O conjunto de sinos de Nazaré é o mais antigo eletrificado do Brasil. Ao todo, são nove unidades compondo o conjunto. O maior, sobre a torre direita, pesa mais de duas toneladas e mede um metro e oitenta centímetros de diâmetro. Os demais, em tamanhos menores, ocupam a torre esquerda. São peças muito bonitas, bem fundidas e de maviosas sonoridades,  podendo executar canções como “Noite Feliz”, o Hino Nacional Brasileiro e – claro – o mais conhecido, “Vós Sois o Lírio Mimoso” que, tocado em seus horários fixos às 6h, 12h e 18h, emociona os fiéis devotos ansiosos pela chegada da grande Festa da Rainha da Amazônia.

Foram produzidos pela empresa italiana Barigozzi e, segundo registros de livros sobre a história da construção do templo mariano, foram consagrados no dia 15 de junho de 1930, por Dom Irineu Joffily.

Cada sino tem a imagem e o nome de um padroeiro, correspondente à uma nota musical:

LÁ: São José

MI: Sagrado Coração de Jesus

RÉ: Imaculada Conceição

FÁ: São Miguel

SOL: São Gabriel

SI: São Joaquim

DÓ: Sant´Ana

RÉ: Santa Rosa de Lima

RÉ: Santa Isabel

Contribua com o Santuário da Rainha da Amazônia 

Essas grandes manutenções, assim como a manutenção mensal, só são possíveis graças à colaboração dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Faça parte, colabore com a Casa da Mãe de Nazaré. Leve pessoalmente ou envie por alguém a sua oferta, ou faça sua doação online clicando aqui ou através de transferência bancária. Confira os dados:

Obras Sociais da Paróquia de Nazaré – CNPJ 04.746.442/0001-32

  • Banco SICOOB (756), Agência 4609 / Conta Corrente: 3.156-9
  • Banco Bradesco (237) Agência 2398-1 / Conta Corrente: 3-5
  • Banco do Brasil (001), Agência: 1686-1 / Conta Corrente: 122005-5
  • Caixa Econômica Federal (104), Agência 0820 / Conta Corrente: 501-3

Faça, também, a sua contribuição pelo PIX: 04.746.442/0001-32