Coral Padre Vitaliano Maria Vari, dos Projetos Sociais da Basílica de Nazaré apresenta concerto: “O Natal chegou”
Vozes afinadas, crianças atentas e muita diversão. Assim é o ensaio do Coral Padre Vitaliano Maria Vari, dos Projetos Sociais da Basílica Santuário de Nazaré que utiliza a música como instrumento de fortalecimento de vínculos sociais.
Nos ensaios, 30 crianças e adolescentes de dez a 14 anos soltam a voz e acabam desenvolvendo outras habilidades, como a comunicação, a concentração, o respeito e a organização. Desta forma, os jovens ainda se divertem, socializam e têm estimulados o protagonismo e a autonomia.
Para o arte educador, Ramon Mendes, que é formado em música pela Universidade Estadual do Pará, trabalhar com a música com as crianças é de extrema importância. “Foi muito satisfatório acompanhar o desenvolvimento desses jovens. No começo eu via que estavam bem retraídos, com medo de talvez abraçar a causa da música. E hoje vejo eles querendo participar, de levarem a frente, de pegarem isso para eles. É uma alegria muito grande, saber que nem que seja um pouquinho, estamos moldando e ajudando esses jovens. Saber que estamos democratizando o acesso à cultura é maravilhoso.”
A iniciativa do coral surgiu dentro dos projetos sociais mantidos pela Basílica Santuário de Nazaré, desde o início do ano por intermédio do Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, Padre Francisco Maria Cavalcante que viu nos três projetos: Sorena, Casulo e São Rafael, uma oportunidade de inserir a música no desenvolvimento da garotada. “O coral Padre Vitaliano Maria Vari, surge em nossos projetos sociais com o objetivo de resgatar a memória do grande musicista Barnabita, Pe Vitaliano e, também, uma forma de enriquecer as aulas de música dos projetos Sociais da Basílica”, contou Padre Cavalcante.
Entre um ensaio e outro, os adolescentes vão aprendendo novas músicas, notas e enfrentando seus medos e barreiras. “É a atividade que mais gosto, porque cantar é muito legal. A gente se apresenta para um monte de gente e todo mundo gosta”, falou Ayla Sales, 14 anos. “A gente canta e fica alegre, estou muito ansiosa por essa apresentação”, completou a pequena Rayssa Palheta, de 11 anos.
Projetos Sociais
A Basílica Santuário de Nazaré conta com quatro projetos sociais, onde três assiste crianças e adolescentes e o outro, atende idosos. Onde nesses quatro projetos, tem aulas de canto e música. Como iniciativa socioeducativa, o coral vai se fortalecendo e ganhando cada vez mais confiança. O grupo aprende muito mais do que cantar: aprende a respeitar as diferenças e limitações e a utilizar o canto como uma ferramenta de integração e socialização.
Para o coordenador em exercício do Núcleo de Projetos Sociais da Basílica de Nazaré, Cesar Lima, o coral é uma extensão dos projetos sociais, desenvolvidos de modo a impactar positivamente no desenvolvimento social, econômico ou cultural dessas comunidades. “O projeto ele não está por acaso, ele tem um propósito que é mostrar a qualidade do nosso serviço, realizado com o objetivo de aliviar problemas sociais.”
Apresentação
O Coral Padre Vitaliano Maria Vari irá se apresentar no próximo domingo, dia 22 de dezembro, às 18h30, na Igreja Santo Alexandre, que fica localizada na Praça Frei Brandão, s/n, no bairro da Cidade Velha. O coro apresentará o concerto: “O natal chegou”, acompanhado de uma orquestra convidada. O evento terá entrada franca. Participe!
Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré