Crisol de belas joias – por Padre Francisco Maria Cavalcante

A experiência mostra que se a árvore é fecunda, ela será capaz de gerar frutos abundantes. Na vida espiritual não é diferente, tal fator pode ser vislumbrado na história do médico, sacerdote e santo Antônio Maria Zaccaria (1502-1539). Este fundou, em Milão/Itália, uma família com três pilares: Clérigos Regulares de São Paulo (Religiosos Barnabitas), Irmãs Angélicas de São Paulo e Leigos de São Paulo. Tal família religiosa, no decorrer dos séculos, vem deixando santas marcas na evangelização e no âmbito educativo.

Esse ano, as Irmãs Angélicas de São Paulo, ao celebrarem os 100 anos de sua presença no Brasil, presentearam a esta terra morena a abertura do Ensino Médio no respeitável Colégio São Paulo, de Belém do Pará, situado na Tv. Antônio Baena, nº237 – Bairro Marco. Ressalte-se que o estabelecimento de ensino foi fundado em 02 de março de 1936.

No dia 13 de janeiro de 2022, representando os Religiosos Barnabitas, tive o júbilo de participar da aula inaugural do Ensino Médio e abençoar as salas de aulas. A alegria das Irmãs, professores e alunos era contagiante. Tal momento confirmou no meu ser que, mesmo em tempos de pandemia, é preciso dar saltos ousados, lembrar o que diz nosso Pai fundador: “É preciso confiar que a Providência Divina nunca há de faltar” (SAMZ).

Desde sua chegada ao Brasil, em 06 de maio de 1922; e posterior chegada a Belém do Pará, no dia 19 de fevereiro de 1936, as Irmãs Angélicas vêm sendo expressão de audácia apostólica na pastoral e na educação. O Colégio que elas fundaram e administram até hoje, confiado à proteção do Apóstolo dos Gentios, formou e continua formando pessoas com sólida base nas ciências humanas e celestiais. Isto é, em tempos de indiferença, descuidada atitude frente aos valores, o Colégio São Paulo preza com ardor pela formação intelectual e cristã não só dos seus alunos, mas também de seus funcionários. Eis aí o diferencial que vem abrilhantando até os dias de hoje essa casa do saber.

Congratulações às Irmãs Angélicas, ao Colégio São Paulo e seus colaboradores. Que o Ensino Médio seja nessa Instituição, e para a educação em nossa amada Belém, o crisol que forje belas joias do amanhã.  Deus há de honrar e abençoar essa semente que foi lançada.

Padre Francisco Maria Cavalcante Júnior CRSP

Fotos: Irmãs Angélicas de São Paulo

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA