Dia intenso de formação para os educadores sociais do PRONAZA

No dia 25 de fevereiro, os educadores das duas unidades de projetos sociais nazarenos (PRONAZA), Sorena e São Rafael, tiveram um dia intenso de capacitação. Em parceria com técnicos do CRAS da Cremação, o NUPS, Núcleo de Projetos Sociais da Paróquia de Nazaré, promoveu a oficina “Grupo de Famílias”.

O objetivo dessa formação continuada é preparar esses profissionais para que, além do lado espiritual, possam lidar da melhor forma possível com os familiares dos assistidos, ajudando-os na resolução de problemas e conflitos que possam influenciar no cotidiano das crianças, jovens e da família de modo geral.

Conhecimento, produtividade, esclarecimento, enriquecimento, trocas e aprendizado. Quando foram questionados sobre uma definição para esse dia, essas foram algumas das palavras utilizadas pelos educadores sociais, que se mostraram muito felizes e dispostos a continuar aprendendo.

A psicóloga do NUPS, Everli Araújo, em uma de suas falas ressaltou a importância de eventos como esse, principalmente pelo fato de que os Grupos de Famílias vão além do atendimento aos beneficiados pelos projetos sociais. Segundo ela, “a família também quer se sentir acolhida, assistida e precisa saber que pode contar com os profissionais das unidades”.

– O que são Grupos de Famílias?

Como o próprio nome já diz, são grupos de fortalecimento de vínculos formados dentro das unidades de projetos sociais. Eles funcionam como uma espécie de reunião e, nesse caso, os contemplados são os familiares dos assistidos. Para que os ministrantes saibam quais temas devem abordar ou sobre o que devem orientar, é necessário que conheçam a comunidade envolvida.

Texto e fotos: Jacques Menezes – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA