Reflexão do Evangelho – Lucas 14,1.7-14

Quem se humilha

Episódio paradigmático que Jesus expressa em parábola, reflete a verdadeira humildade da qual Cristo é Modelo e Fonte. Ela é princípio de verdadeira grandeza porque coloca o homem numa posição correta em relação a Deus. É o Adão novo que vive o que Gn 1 ensina. Em Maria temos um reflexo dessa perfeita vida diante de Deus. Em relação a Jesus, Deus se agrada ainda mais porque é o filho que assume a condição de servo (Fl 2,6-11). A humildade é consciente aceitação da própria condição que dispõe ao serviço, condição de verdadeira grandeza: “O Filho do Homem não veio…”, “Vinde a mim… porque sou manso e humilde de coração”. Na humildade, Jesus se torna o servo sofredor: “O Filho do homem será entregue”. Mas conhece o triunfo. Nos fariseus não há humildade porque não há piedade. Falta o espírito, por isso procuram a glória uns dos outros, neles não está o amor de Deus. A humildade se integra com o louvor e se manifesta no serviço porque procura a glória de Deus.

Lc 14,12-14

Ensinamento em forma de parábola. O que é oferecido, e que somente pode ser recompensado por Deus, é o que é dado em espírito de bondade e misericórdia. É a maneira de agir de Deus, rico em misericórdia. Nesse sentido, o que o próprio Deus sugere é o perdão das ofensas. Dessa forma, entendemos a parábola dos 10.000 talentos (Mt 18)

Mas a tipificação do texto sugere algo mais positivo, o alimento que Jesus ofereceu mediante a sua imolação: a Palavra que tira a fome e a sede porque dá o Espírito.

O sacerdote vive esta condição pelo seu ministério: celebrando, perdoando, pregando, ungindo os enfermos.

No sentido estrito, se aplica aos que têm muitas possessões e que podem fazer, com o dinheiro de mamona, um tesouro no céu. Mas sabemos, pelo ensinamento de Jesus, que dá muito mais aquele que o segue porque se torna discípulo que vive para o Reino, preocupado exclusivamente em pedir o Espírito e atuar o Reino de Deus. Essa opção o torna mais voltado para os valores do Espírito. Foi a experiência de Lucas à escola de São Paulo.

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).