Reflexão do Evangelho – Lucas 14, 25-35

A declaração inicialmente dirigida aos Apóstolos, após a sua declaração da messianidade de Jesus, neste momento da viagem de Jesus a Jerusalém, é dirigida a todos. Jesus pede a todos que o seguem para carregar a sua cruz, especificando que devem renunciar a tudo.

Nós já não podemos mais nos perguntar se vale a pena. Estamos no meio do ano litúrgico e já temos a compreensão da importância de Cristo Jesus que celebramos na sua condição divina no Natal, precedido pelo Advento que dele profetizou; cujo conhecimento  aprofundamos na Quaresma, exatamente a partir da leitura do primeiro anúncio da sua paixão, na quinta-feira, após a quarta-feira de cinzas; que celebramos na sua obra redentora na Semana Santa e contemplamos glorioso no tempo pascal.

Carregar a cruz, agora, significa usufruir de todos os frutos da nossa redenção, a partir da celebração da Missa, memorial da sua Morte redentora, lembrados da nossa condição de filhos de Deus em que nos tornou o Batismo. Compreendemos perfeitamente que os preceitos de Cristo não são pesados, uma vez que criam as condições da nossa libertação das paixões que nos escravizam e permitem, pela Verdade que abraçamos, a vida divina que Cristo Jesus nos comunica na condição de verdadeira videira. Pela observância dos mandamentos, promovemos o verdadeiro amor aos irmãos, enquanto vivemos o Modelo que é Cristo Jesus, qual se apresenta por suas bem-aventuranças.

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).