Reflexão do Evangelho – Lucas 17,05-10

Jesus, na condição de “Filho do Homem”, isto é do Filho que o Pai ama porque sempre faz a sua vontade (Jo 15,10), em virtude da sua determinação heroica de querer entregar a sua vida a fim de que o Plano do Pai se realize, interpelado pelos discípulos para que aumente a sua fé, responde com palavras cheias de unção: “Não estão vendo o que a fé opera nele”? Tivessem dela a quantia de um grão de mostarda, diriam ao vento e ao mar: “Acalmem-se” e eles lhes obedeceriam. Enquanto brigam pelos primeiros lugares no Reino, nada alcançarão. O binário da verdadeira grandeza constitui-se no cultivo da fé e no serviço. O “Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida”. Ele é aquele que se faz o menor de todos, o Servo de Iahweh que carrega sobre si as culpas de todos. Isto nos leva a constatar quanto somos servos inúteis em comparação a Jesus, como, também, que podemos nos tornar grandes se formos servos fiéis.

Cultivemos a fé em vista da potenciação da nossa justificação. Tornemos os nossos corpos um sacrifício espiritual, procurando tudo o que é bom, agradável e perfeito para que recebamos do Senhor Jesus o convite para sentarmos à sua mesa, por termos sido “servos bons e fiéis”.

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).