loader image
Domingo de Ramos em Nazaré

Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, a Igreja inicia a Semana Santa, um dos momentos mais aguardados pelos cristãos. Na Basílica Santuário de Nazaré, a programação do Domingo de Ramos (14) segue a tradicional procissão e Bênção Solene dos Ramos na Praça Santuário, às 7h. Logo após, acontecerá a Santa Missa, às 8h.
Este é um momento em que milhares de fiéis revivem a cerimônia dos ramos usados para saudar a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, para recordar a vida e a Paixão de Cristo para salvar a humanidade.

O Sentido da Procissão de Ramos
O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente e nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim, na eternidade; aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai.
A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus, Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos dos soldados na casa de Anás, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-O, crucifica-O”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

Domingo de Ramos e o Sacramento do Batismo:
Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Confira a programação da Basílica Santuário e nas Comunidades da Paróquia de Nazaré:
Basílica Santuário de Nazaré:
7h – Benção Solene dos Ramos na Praça Santuário, procissão até à Basílica seguida de Missa, às 8h.
Missas às 6h30, 8h, 10h, 16h30, 18h e 20h.

Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria:
8h – Benção Solene dos Ramos com Procissão seguida de Missa, às 8h30.
Sagrado Coração de Jesus:
7h – Benção Solene dos Ramos, seguida de Missa, às 8h.

Texto: Yêda Sousa/ Com informações da Canção Nova

Foto: Andreia Teixeira

Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This