Em Nazaré: NUPS realiza semana da saúde e segurança do trabalho

As Obras Sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN), através do Núcleo de Projetos Sociais (NUPS), promoveu à Semana da Saúde e Segurança do Trabalho, de 26 a 29 de abril, alertando para a prevenção de doenças, sustentabilidade, e segurança no local de trabalho. Com o objetivo principal de trazer conhecimentos nos âmbitos da saúde, segurança, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores da OSPAN, valorizando cada trabalhador dentro da empresa.

Em alusão ao dia mundial da segurança e da saúde no trabalho, que aconteceu no dia 28 de abril, o evento contou com várias programações durante esses quatro dias. Na terça-feira (26) pela manhã, acontece a abertura do evento com a administrador da OSPAN, Gilcélio Freitas, após isso, foi realizado uma palestra com o engenheiro do trabalho, Francisco Batista Junior. Na parte da tarde, foi ministrada uma segunda palestra de segurança do trabalho com a perspectiva para a reflexão, com a técnica Maria Guimarães.

Na quarta-feira (27), foi realizada aferição de pressão arterial e exames de glicemia, em parceira com o SESI. Ainda pela manhã, foi ministrada uma roda de conversa sobre saúde mental, e no período da tarde, foram realizadas sessões de massoterapia, e palestra com o nutricionista Leonardo Carvalho, do Mesa Brasil. Já na quinta-feira (28), se deu prosseguimento a um segundo momento de aferição de pressão arterial e exames de glicemia, em parceria com a Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, e a palestra sobre sustentabilidade e como ela afeta no trabalho, com a facilitadora Karlene Vasconcelos, do SICOOB. Na parte da tarde, roda de conversa com os bombeiros civis.

Para encerrar o evento, na sexta-feira (29), foram aplicadas doses de vacinas contra covid-19, influenza, H1N1, febre amarela e tríplice viral, em parceria com a SESMA. Ainda pela manhã, houve uma roda de conversa com a advogada Dayane dos Santos, sobre previdência social e sua importância. Na parte da tarde, o evento contou com uma tarde de lazer, com aula de dança. Ao final da programação, foi oferecido um Coffee Break para os colaboradores, em um momento de descontração entre eles.

O NUPS teve por objetivo com a semana da saúde e segurança no trabalho, ouvir cada colaborador e fazer com que eles refletissem sobre como buscar no seu dia-dia de trabalho, um lugar mais agradável e saudável.

Texto e Fotos: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

 

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA