A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado.
Em 2022, os paroquianos de Nazaré participarão da procissão que celebra essa solenidade. A concentração será na Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, localizada na Rua Boaventura da Silva Nº 1796, Umarizal. O percurso será o seguinte: Travessa Três de Maio, Avenida Governador José, Avenida Generalíssimo Deodoro, depois Avenida Nazaré e encerra na Basílica Santuário de Nazaré.
No Santuário da Rainha da Amazônia, todas as celebrações contarão com a presença dos fiéis. Para quem não puder participar de forma presencial, as solenidades serão transmitidas redes sociais oficiais do Santuário: Facebook e YouTube.
Confira a programação da Basílica Santuário de Nazaré:
7h00 – Santa Missa
7h30 – Concentração na Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, seguida de procissão até o Santuário de Nazaré.
9h00 – Santa Missa Solene. (Facebook e Youtube).
12h – Santa Missa.
18h – Santa Missa (Facebook, Youtube e TV Nazaré).