loader image
Círio 2020: Exposição dos Carros de Promessa

Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré realiza uma breve exposição dos carros de promessa, em frente à Basílica Santuário de Nazaré, antes do transporte para o balcão da CDP. Neste ano, por conta das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. Pensando em manter a tradição, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza a exposição dos carros na Praça Santuário, a partir de 01 de outubro, ficando até a véspera do Círio, 09 de outubro. A iniciativa visa dar a oportunidade da população conhecer mais de perto estes ícones do Círio e, excepcionalmente este ano, para que os devotos possam depositar seus objetos de promessa, os ex-votos, que serão recolhidos diariamente e encaminhados para a Basílica Santuário.

Carros em exposição: Barca com Remos e Barca Portuguesa.

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova (em exposição na Estação das Docas), Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.

Um pouco da história– O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.

Fotos: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Texto: Rosana Pinto – Agência Eko

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This