“Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18)
Vatican News
Não sabemos bem qual a origem da festa da Cátedra de São Pedro. Mas, com certeza, há uma inscrição, datada do ano 370 – portanto, há quase 1650 anos – atribuída ao Papa São Dâmaso, que diz respeito a uma cadeira ou trono, na Basílica Vatican, considerada a “Cátedra” do Apóstolo Pedro.
Hoje, desta cadeira, restam apenas algumas relíquias de madeira, conservadas e honradas, em um lugar onde o grande artista Bernini levantou o monumento grandioso, em honra do primeiro Papa: a Basílica de São Pedro.
Cátedra é o símbolo da autoridade e do magistério do Bispo. Catedral é onde está a cátedra do Bispo, ou seja, de onde ele prega.
Portanto, a festa da Cátedra de São Pedro recorda a autoridade do Papa e de seu Magistério.
Cadeira de Pedro
Cristo escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo. A cadeira de São Pedro se encontra no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as catedrais, a Cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na Basílica de São Pedro.
O fundador e o fundamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o Crucificado que ressuscitou, a Verdade encarnada, foi Ele quem escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo Espírito Santo com o carisma chamado da infalibilidade. Esse carisma bebe da realidade da própria Igreja porque a Igreja é infalível, uma vez que a alma da Igreja é o Espírito Santo, Espírito da verdade.
Enfim, em matéria de fé e de moral a Igreja é infalível e o Papa portando esse carisma da infalibilidade ensina a verdade fundamentada na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradição e a serviço como Pastor e Mestre.
De fato, o Papa está a serviço da Verdade, por isso, ao venerarmos e reconhecermos o valor da Cátedra de São Pedro, nós temos que olhar para esses fundamentos todos.
Foto: Ascom Basílica Santuário de Nazaré
Texto: Vatican News