2024: Formatura de novos Guardas de Nossa Senhora de Nazaré
Ano do jubileu: Guarda de Nazaré comemora 50 anos com formatura de novos membros
No último domingo (16), às 08h00, aconteceu na Praça Santuário de Nazaré, a Santa Missa de Formatura dos novos Guardas de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração foi presidida pelo fundador da Guarda, Padre Giovanni Incampo. Padre Giovanni recebeu ainda a carteirinha de guarda 01, simbolizando como sendo o primeiro guarda a servir Maria.
Os Guardas de Nossa Senhora de Nazaré, passaram por três meses de intensa formação e espiritualidade. Ao todo, 471 homens foram admitidos ao quadro de membros da Guarda de Nazaré. O curso deu inicio no dia 02 de março de 2024, e desde lá os aspirantes foram formados a luz da Espiritualidade, e segundo o magistério e tradição da igreja, até chegar a tão sonhada e esperada formatura.
A turma, que faz parte das comemorações dos 50 anos de dedicação e serviço à comunidade, teve três meses de preparação com palestras, reuniões e espiritualidades, culminando com a entrega dos certificados. Este momento foi marcado pelo ofertório das flores a Nossa Senhora com o desejo de que ela abençoe a Guarda de Nazaré.
Os novos guardas desempenharão um papel fundamental na segurança e na organização das festividades e eventos religiosos, contribuindo para a manutenção da ordem e do bem-estar da comunidade.
Segundo o coordenador, Oscar Pimenta, foi um momento impar. “Além de formar novos guardas, também pudemos homenagear e demonstrar nossa gratidão aos guardas veteranos que nesses 50 anos de história da guarda, nos deixaram vários ensinamentos, juntamente com os coordenadores que já passaram pela guarda de Nazaré. Que possamos continuar esse legado por mais 50 anos”, disse Oscar.
Ainda segundo Oscar, poucos aspirantes desistiram e não concluíram o curso. “Terminamos com sensação de dever cumprido, ressaltando que o trabalho só foi possível devido a participação e ajuda de toda a coordenação, agora é continuar o trabalho de evangelização. Noossa responsabilidade agora aumentou, somos 2200 voluntários para cuidar e ajudar a se manter no caminho de Deus, servindo Maria e a Igreja de Belém”, explicou.
Hoje, o movimento conta com a Presidência e Direção Espiritual do Padre Francisco Assis, Reitor da Basílica Santuário de Nazaré. Acolhendo aos homens que atuam na Paróquia de Nazaré e também em outras Comunidades durante procissões, missas e demais eventos.
Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré