Fotógrafa do cartaz do Círio 2024 é da comunicação da Basílica de Nazaré

Peça será apresentada nesta sexta-feira aos fiéis e fotógrafa escolhida é Supervisora de Comunicação do Santuário de Nazaré

Foto: Icaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Um dos elementos mais significativos do Círio de Nazaré é o Cartaz, símbolo que está nas portas dos lares dos paraenses. E neste ano de 2024, a fotógrafa oficial deste importante ícone de devoção e fé, é a Jornalista e Supervisora de Comunicação e Marketing da Basílica Santuário de Nazaré, Karol Coelho.

O lançamento do Cartaz do Círio 2024 ocorre nesta sexta-feira, dia 31 de maio, após a missa de Coroação e Retorno da Imagem Original de Nossa Senhora ao Glória.

Logo após o momento, os Padres Barnabitas, que administram a Casa da Rainha da Amazônia, a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), apresentam o Cartaz do Círio 2024. A apresentação se dará simultaneamente no interior da Basílica e na Praça Santuário.

Karol Coelho é paraense, nascida em Belém, mas com raízes em Muaná, município localizado na Ilha do Marajó, iniciou o trabalho voluntário na Basílica de Nazaré em 2015 como estagiária de comunicação social. Iniciou sua carreira no jornalismo em 2017 como estagiária profissional.

Em 2018, Karol se graduou em jornalismo pela Estácio do Pará e em 2022 foi promovida a Supervisora de Comunicação, onde hoje é responsável pela rádio, assessoria, marketing, TV, sonorização e Liturgia do Santuário da Casa da Mãe de Nazaré. Além de sua experiência no fotojornalismo, ainda realiza trabalhos como diagramadora, roteirista, assessora de comunicação e social media.

A jornalista falou da sua emoção em sua fotografia ser escolhida para o cartaz deste ano. “É uma honra fazer esse registro da Mãe de Nazaré. O cartaz é uma maneira de expressar a fé e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, além de uma fonte de evangelização, então é uma realização como profissional ter a oportunidade de fazer parte de um momento histórico do Círio”, relata Karol.

Foto: Icaro Farias – Ascom Basílica Santuário de Nazaré

A profissional conta que a foto foi feita no ano passado, quando ela fez as fotos do descritivo do manto 2023 e que foi uma surpresa. “Foi uma surpresa! Acredito que é uma experiência que não esperamos um dia poder vivenciar, mas recebi o convite com muita felicidade por ter essa honra de fotografar a Mãe de Nazaré, e consequentemente estampar o cartaz do Círio que é um símbolo muito importante. O convite foi feito por Antônio Salame, diretor coordenador do Círio. E acredito que seja uma vitória, tanto pra mim quanto para o Estúdio da Basílica de Nazaré”.

“O sentimento é de gratidão. Gratidão pela escolha e reconhecimento do meu trabalho, é uma honra para qualquer fotógrafo paraense poder ter a sua foto no cartaz, que é uma fonte de evangelização que significa fé e devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré. Ter a certeza que a foto que eu fiz com tanta emoção, com tanta felicidade, com tanto amor e dedicação vai estampando o cartaz deste ano, é uma sensação indescritível. É uma realização profissional, é o ápice da minha carreira de jornalista”, conta emocionada.

Após a apresentação do Cartaz, o mesmo estará disponível para compra na Loja Lírio Mimoso.

História

Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem à Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão.  Agora o Cartaz é produzido a partir de fotos.

Texto: Bárbara Matoso