Por indicação do Padre Luiz Zoia, em 1908, Ginno Coppedè e Giuseppe Pedrasso, ambos arquitetos, foram responsáveis pelos esboços e desenhos da Basílica Santuário de Nazaré. Filho de Mariano Coppedè e Antonietta Bizzarri, Ginno foi um artista eclético e desenvolveu seu próprio estilo ornamental. Estudou nas Escolas Pias e na Escola de Artes Decorativas Professional Industrial Florence. Em 1891, formou-se professor de desenho arquitetônico na Academia de Belas Artes de Florença. Coppedè ensinou no Royal Orfanato de Puccini Pistoia, colaborando com algumas fundições da mesma cidade.

Entre 1885 e 1890, trabalhou no laboratório de seu pai. Em 1889, casou-se e teve três filhas. Em 1890, Evan MacKenzie, de Gênova, contratou-o para projetar e construir um castelo com seu nome, que foi seu primeiro grande sucesso. Mudou-se para Gênova com a família e, graças à MacKenzie, obteve reconhecimento e  se tornou membro da Comissão Municipal, que reorganizava os Planos Diretores. Ganhou títulos acadêmicos e dirigiu a Escola de Engenharia de Aplicação para Engenheiros de Roma.

Em 1919, participou da construção de um complexo de edifícios em Roma, conhecido como bairro Coppedè; também construiu prédios em Messina, contratados pela Fratelli Cerruti Genoa. Junto com seus irmãos construiu navios para a Lloyd Savoy e linha Cosulich. Participou de obras diversas, inclusive dos castelos Villa La Gaeta, em Lierna; e do Marquês de la Motilla, em Sevilha.

Ginno Coppedè faleceu em 20 de setembro de 1927, em Roma, sofrendo de gangrena pulmonar após complicações de uma operação. Está enterrado em Florença, no Cemitério de San Miniato.