loader image
Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita São Paulo

Padre Baronto e Dom Devair Araújo da Fonseca recebendo Nossa Senhora de Nazaré.

A fé e a devoção pela Rainha da Amazônia ultrapassam as barreiras geográficas e alcança fiéis do Brasil inteiro. Na última quinta-feira (28) a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou ao estado de São Paulo para participar de uma programação intensa da inauguração de uma exposição em homenagem ao movimento da Guarda de Nazaré de autoria da fotógrafa Soraya Montanheiro, onde ficará até o dia 01 de julho.

Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, Reitor da Basílica Santuário e Presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) juntamente com integrantes da DFN acompanham a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, além de integrantes da Guarda de Nazaré.

José Carlos Marçal, Diretor Executivo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, e o Diretor Coordenador do Círio 2018, Cláudio Acatauassú

A exposição é composta por 45 fotografias captadas em Belém do Pará, cidades do Baixo Amazonas, Rio de Janeiro, Maranhão e São Paulo, em que a artista retrata a liturgia, as peregrinações e toda estrutura que envolve o Círio, com enfoque para o trabalho da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com a fotógrafa: “Através das imagens documentais o paulistano está tomando conhecimento da proporção que é o Círio de Nazaré, principalmente com a vinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, pois estão conhecendo a devoção e a importância dela. O trabalho documental também é isso, além de ser arte ele também tem o propósito de instruir, mostrar os acontecimentos então estou muito feliz e realizada. Acho que o povo da minha cidade  merecia receber essa graça que é a visita de Nossa Senhora de Nazaré”, comentou Soraya.

A fotógrafa Soraya Montanheiro e Dom Devair Araújo da Fonseca

Na chegada, a Imagem foi recebida por centenas de pessoas que participaram de uma missa realizada na Catedral presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca e concelebrada pelo Padre Barnabita e Reitor da Basílica Santuário, Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Após a celebração, a Imagem foi encaminhada ao Museu de Arte Sacra e foi recepcionada pela banda da Marinha do Brasil.

O espaço da exposição foi concebido e executado por Osley José Viaro, com destaque para a Rosa de Ouro, criada pelo artista Paulo von Poser, onde as pessoas poderão colar “gotas” douradas e fazer seus pedidos à Santa. A Rosa de Ouro será trazida a Belém como um presente de seus devotos.

Esta é a primeira vez que a Imagem Peregrina visita a capital paulista. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) acompanha a Imagem Peregrina durante toda a programação deste período.

Programação:

30/06

8h – Missa na Capela de Frei Galvão

9h – Visitação no MASP/SP

17h – Missa de despedida no MAS/SP

 

Texto: Yêda Sousa (com informações da Assessoria de Comunicação do Museu de Arte Sacra de São Paulo)

 

Faça a sua doação

Para a modernização dos equipamentos de transmisão da SANTA MISSA

Share This