Em preparação para a celebração do nascimento de Jesus, a montagem do presépio se tornou uma tradição consolidada entre as famílias do mundo inteiro. A representação do momento em que o Nosso Salvador veio ao mundo nos faz perceber a grandeza de Deus diante a fragilidade de uma criança.

Por mais um ano, a montagem ficou sob a responsabilidade dos jovens atendidos pelo projeto social São Rafael, orientados pelo educador Paulo Monteiro.

Antes da montagem em si, os jovens participam de oficinas para preparação da matéria-prima utilizadas no presépio, como o papel e o isopor. Os materiais utilizados para a confecção são reutilizados e, majoritariamente consistem em papel craft, tinta automotiva e isopor. “As oficinas envolvem outros adolescentes que não podem estar na montagem na igreja, os cursos aconteceram na unidade São Rafael, onde os jovens prepararam a matéria-prima do presépio. Nessas atividades que envolveram cálculos, medidas e técnicas de pintura, como a pintura em profundidade, eles trabalharam o papel, onde se é amassado e moldado para que ele fique o mais parecido com pedras. E também trabalharam o isopor, onde fizeram a preparação e deram o banho de cimento” conta Paulo.

As oficinas iniciaram no dia 14 de novembro, onde doze jovens foram divididos em várias turmas de quatro para participar dos workshops. Após todo esse processo, se deu inicio a montagem no dia 21 de novembro.  O resultado é sempre surpreendente e encanta os fiéis que frequentam a Basílica de Nazaré.