27° Semana do Tempo Comum | Quarta-Feira

Cor Litúrgica: VERDE

 

 

Primeira Leitura: Gálatas 2,1-2.7-14

Reconheceram a graça que me foi dada.

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 1catorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo. 2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhe o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus.

8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda solicitude. 

11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 12Com efeito, antes que chegassem alguns da Comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 

14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

 

Responsório Sl 116(117),1.2 (R. Mc 16,15)

— Ide por todo mundo, e a todos pregai o Evangelho!

— Ide por todo mundo, e pregai o Evangelho!

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

 

Evangelho: Lucas 11,1-4

Senhor, ensina-nos a rezar.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

Reflexão do Evangelho | Evangelho: Lucas 11,1-4

“Pai Nosso”

Jesus nos ensina a invocar Aquele que é a Bondade para se realizar o seu plano. Chamados a contemplar, na eternidade, a nossa glória, espelhada naquele que, pela sua santificação, nos santificou na Verdade (João 17,19), devemos realizar em nós o seu Reino, a partir do perdão das ofensas. Se vivermos segundo os seus mandamentos, motivados pela Palavra da verdade, escaparemos de voltar a ser presas do Mal (João 8,31-32).

O pão que Jesus nos ensina desejar é aquele que o Filho do Homem nos deu: “A sua carne dada para a vida do mundo” (João 6,51): por ela nos é comunicado o Espírito. É o verdadeiro pão porque é “Aquele que desce dos céus e dá a vida ao mundo”. Quando o celebramos, pelo Memorial da sua Morte, através da Palavra e da Eucaristia, nos motivamos a viver os ideais de imolação que o Filho do Homem nos ensina, quando nos exorta a segui-lo carregando a nossa cruz de cada dia (Lucas 9,22-25; Marcos 8,31ss).

Padre Ferdinando Maria Capra pertence à Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo (Barnabitas) e serve no Rio de Janeiro (RJ).