BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, AUXÍLIO DOS CRISTÃOS
Cor Litúrgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA: Apocalipse 12,1-3.7-12ab.17
Um grande sinal apareceu no céu.
Leitura do livro do Apocalipse.
1Apareceu no céu um grande sinal; uma mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 2Grávida, gritava nas dores do parto e com ânsias de dar à luz. 3Apareceu no céu outro sinal: e eis um grande dragão cor de fogo, com sete cabeças e dez chifres e sobre as cabeças sete coroas. 7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12a Por isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”. 17E o dragão enfureceu-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.
- 13Cantemos louvores a Deus, nosso hino ao Senhor entoemos! Vós sois grande, Senhor – Adonai, admirável, de força invencível! – R.
- 14Toda a vossa criatura vos sirva, pois mandastes e tudo foi feito! Vosso sopro de vida enviastes, e eis que tudo passou a existir. – R.
- Não existe uma coisa ou pessoa, que resista à vossa palavra! 15Desde as bases, os montes se abalam, e as águas também estremecem. – R.
- como cera, derretem-se as pedras diante da vossa presença. Mas aqueles que a vós obedecem junto a vós serão grandes em tudo. – R.
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Feliz é aquela que acreditou porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.
EVANGELHO: João 2,1-11
Este foi o início dos sinais de Jesus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
R: Glória a vós, Senhor.
1Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou”. 5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. 6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. 9º mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!” 11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.