BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA, CAUSA DA NOSSA ALEGRIA
Cor Litúrgica: Branco
PRIMEIRA LEITURA: Zacarias 2,14-17
Exulta, alegra-te, filha de Sião.
Leitura do livro do profeta Zacarias.
14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.”
- 46A minh’alma engrandece o Senhor 47e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador; 48porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita. – R.
- 49O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome! 50Seu amor para sempre se estende sobre aqueles que o temem; – R.
- 51manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; 52derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humildes; – R.
- 53sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. 54Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, – R.
- 55como havia prometido a nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos para sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém. – R.
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Salve, ó santa Maria, alegria do gênero humano, pelo parto virginal vós trouxestes salvação e alegria para todos.
EVANGELHO: Lucas 1,39-47
Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
R: Glória a vós, Senhor.
39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.