Responsável pela missão de preservar a lembrança do povo paraense, o Memória de Nazaré completa, em 09 de outubro de 2022, 10 anos de inauguração. Durante essa década, a esse espaço foi incumbida a responsabilidade de cuidar de um acervo especial de objetos que retratam a história da maior manifestação de fé católica do mundo, o Círio de Nazaré.
O local abriga objetos carregados de histórias. São inúmeras as graças alcançadas pela intercessão da Virgem de Nazaré e os fiéis têm como forma de agradecimento conduzir esses objetos durante a procissão do segundo domingo de outubro.
O espaço Memória de Nazaré faz parte do complexo da Basílica Santuário e está, diariamente, de portas abertas para receber turistas e devotos que desejam conhecer um pouco mais sobre a grande devoção do povo paraense para com Nossa Senhora de Nazaré.
Reforma
Com o objetivo de melhor atender os turistas que buscam maior conhecimento a respeito da devoção mariana em Belém do Pará, os Padres Barnabitas, com o apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, realizaram a reforma do espaço.
De acordo com Janes Jacques, responsável pelo Setor de Atendimento ao Turista da Basílica Santuário de Nazaré “ter um espaço novo, ampliado e modernizado é uma forma de acolher bem os visitantes que se guardaram durantes dois anos de pandemia e agora retornam este ano. É um espaço de historia do patrimônio e cultura local. preservar essa Memória é favorecer o fomento do turismo religioso cultural da Basílica Santuário de Nazaré”, reflete.
O que tem?
Antônio Salame, coordenador do Círio 2022, explica que a ideia era retratar, cronologicamente, a devoção mariana em Belém do Pará. “Detalhamos como a devoção começou em Belém, desde o momento em que o caboclo Plácido encontra a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré, na floresta, próxima ao igarapé Murutucu, os relatos do milagre do sumiço da imagem, a evolução da devoção, os primeiros milagres, o primeiro Círio, o surgimento da corda, e sua evolução até a magnitude que a procissão e eventos relacionados ao Círio adquirem nos dias atuais, que nos dão o título de maior Festividade Católica do Mundo. Mostramos os principais momentos e homenagens desta grande celebração de fé, que envolve a todos, sem distinção”, conta.
Agora o espaço conta com salas e exposições que retratam desde o achado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, por Plácido, até os mantos oficiais usados pela Imagem Peregrina durante as edições anteriores do Círio de Nazaré.
Salas & exposições:
- As Raízes de Nossa Identidade
- A Origem da Devoção na Amazônia
- O Achado de Plácido
- A Primeira Ermida
- O Primeiro Círio de Nazaré
- A Berlinda & A Corda
- As Procissões
- As Homenagens
- A Imagem Peregrina
- A Basílica Santuário
- A Imagem Original
- Sala dos Milagres
Quer conhecer?
O Memória de Nazaré funciona em horário diferenciado durante o Círio de Nazaré: de 9h às 20h (de segunda-feira a sábado), e de 15h às 21h (aos domingos).Valor da entrada: R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (meia). Proibida a entrada com alimentos.