Uma obra Iniciada pelo Pe. Mário Pozzoli em 1970

Com o intuito de não deixar morrer a juventude da Paróquia de Nazaré,  Padre Mário Pozzoli, sacerdote italiano, da Congregação dos Padres Barnabitas, recém chegado da cidade de Bragança, onde havia sido pároco, é inspirado a fundar um Movimento jovem, com o nome de MOJUVENA, estando alicerçado sob o carisma e resgatar jovens.

De início, o Padre Mário tinha o interesse de atingir os cinco mil jovens que haviam no bairro de Nazaré, àquela época. Assim, com o intuito de evangelizar e chamar os jovens para este encontro com Cristo, o bravo sacerdote começou a percorrer com muita alegria as imediações do Bairro de Nazaré, da Cremação e Umarizal, sempre utilizando como instrumento para atrair a atenção dos jovens, uma pequena vitrola, onde tocavam músicas católicas de cunho juvenil, que iam de encontro ao clamor social por mudanças, muito forte àquela época, em razão da ditadura militar que controlava o país.

Assim, a primeira reunião foi realizada na casa do Jovem Mário Cunha. No intuito de escolher uma data para servir de parâmetro para contar os anos do MOJUVENA, e comemorar as festas, foi instituída a idealista data do 1º de maio de 1970, como data de fundação do Movimento.

Foram incontáveis a quantidade de trabalhos e projetos que o MOJUVENA realizou. Aqui, vamos nos deter nas que mais tiveram destaque tanto na paróquia, quanto no reconhecimento de toda a cidade de Belém.

O MOJUVENA também ajudou com formações e cursos em grupos que passavam por necessidades e careciam de formação. Também organizou encontros com jovens de outros estados, que eram realizados na cidade de Bragança, vindo jovens do nordeste, sudeste e do norte, para partilhar de sua experiência com o Cristo Jovem. Mais tarde o Padre Mário Pozzoli fora transferido para Belo Horizonte, e o grupo teve que sair de sua sede, face a mesma necessitar ser demolida para obras de assistência da Paróquia, se mudando o grupo, em meados de 1990, para o subsolo da Basílica Santuário, onde até hoje permanece, embaixo do altar mor, do Sacrário e da Mãe de Nazaré, padroeira do movimento.

Atitude Cristã

O Projeto Atitude Cristã é a equipe que trabalha com a parte social do Movimento, são os membros dessa equipe que organizam as Missões que realizamos durante o ano nas Comunidades Novo Brasil e Canutama localizado em Benevides-PA, onde existem cerca de 300 famílias que são atendidas na Páscoa, Dia das Crianças e Natal pelo Projeto, bem como o trabalho de visitas a asilos, hospitais e a distribuição de sopa aos nossos irmãos de rua.

Equipe de Liturgia organiza as nossas Missas e Adorações que acontecem mensalmente, e todas as Celebrações que acontecem nas Espiritualidades e Retiro que o Movimento promove.

O Teatro e a Dança são as nossas equipes de artes e organizam de forma evangelizadora as apresentações

O Esporte é a equipe que se reúne para um futebol, vôlei e outras modalidade como forma de evangelização.

A comunicação é a equipe responsável por organizar as nossas redes sociais e utiliza-las para envolver e aproximar ainda mais nossa juventude com Jesus.

A equipe de Formação é aquela que nos forma através da palavra de Deus e nos faz entender o ensinamento Dele a cada dia.

Todos as equipes possuem um foco, a Evangelização e o Resgate de Jovens para Cristo.

O Mojuvena hoje possui em torno de 50 membros ativos oficiais que se dedicam ao trabalho para Cristo.