Desde 2005 o Estúdio Santuário da Basílica de Nazaré, idealizado pelo padre Francisco Maria Silva, tem a missão de evangelizar através dos meios de comunicação. O projeto nasceu com o intuito de transmitir algumas celebrações aos devotos que por algum motivo não conseguiam assistir de forma presencial. E assim, foi constituída uma equipe de profissionais de televisão.

Deste modo, há 17 anos por meio de um bem estruturado Sistema de Comunicação, os Padres Barnabitas, que administram o Santuário da Rainha da Amazônia, propagam a devoção mariana pelo mundo e compartilham com os devotos de Nossa Senhora de Nazaré informações referentes ao funcionamento da Basílica Santuário, transmitem as celebrações e programações realizadas nas comunidades que integram a Paróquia de Nazaré, além de divulgar, com exclusividade, informações acerca da maior manifestação religiosa do mundo, o Círio de Nazaré.

Com mais de 60 horas de transmissões mensais, o Estúdio do Santuário ganha uma nova identidade visual, objetivando fortalecer as iniciativas do setor de comunicação da Basílica Santuário de Nazaré.

Segundo Icaro Farias, assistente de marketing, as mudanças já vinham sendo inseridas, aos poucos, desde o inicio do ano como uma forma de novo posicionamento, ou seja, um rebranding¹ da nova marca do Estúdio Santuário. “Desde o início do ano, o setor de comunicação vinha fazendo padronizações nas redes sociais da Casa da Rainha da Amazônia, e dando continuidade nesse projeto, precisávamos posicionar o mesmo estilo na TV. Então, o nosso trabalho é, na verdade, uma continuidade do que estava sendo feito”.

A ideia de novo posicionamento do Estúdio era um desejo antigo da supervisora de comunicação, Karol Coelho. “Esse projeto, já era antigo da minha supervisora. Então, quando recebemos essa ideia, foi grande desafio, pois sabemos a nossa responsabilidade de levar celebrações da Basílica de Nazaré a diversos lares de devotos espalhados pelo Brasil e no mundo” comentou o profissional.

A nova identidade visual foi lançada no domingo, 27, a data foi escolhida devido ao primeiro Domingo do Advento.

Sobre a nova Identidade Visual:

A ideia é de que tela inicial de instantes tenha uma imagem que represente a transmissão, na Santa Missa o Cálice e a Hóstia, na Santa Missa dos Devotos a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e na Adoração ao Santíssimo Sacramento, o Ostensório. Em todos, ao fundo tem uma foto da Basílica Santuário, outra novidade é a paleta de cores com tons inspirados na Imagem Peregrina, mesma imagem que sai pelas ruas da Capital Paraense no Círio de Nazaré.

rebranding¹: É o ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto. O objetivo do rebranding é mudar a percepção do público com relação à marca. Tais ações podem envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.

 

Texto: Bárbara Matoso – Ascom Basílica Santuário de Nazaré